AgenciaBrasil131211ANT_9122

Os estudantes que estiverem interessados em estudar no exterior com bolsas de estudos devem ler os editais publicados ontem, dia 13, pelo governo federal. São oferecidas 12,5 mil bolsas que o governo está oferecendo para cursos de graduação na Alemanha, Reino Unido, Itália, França e Estados Unidos, além do curso de tecnologia no Canadá. As bolsas fazem parte do Programa Ciência Sem Fronteira. Os cursos serão na modalidade sanduiche: estudante alterna o período de estudo entre o país estrangeiro e o Brasil.

As inscrições que já foram abertas ontem vão até dia 15 de janeiro. Possivelmente a partir de março de 2012, os estudantes selecionados sigam para os países escolhidos. Os estudantes com bom desempenho mo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que pretenderem se inscrever nas bolsas terão acesso a cursos de idiomas no Brasil. Depois de selecionados poderão cursar de seis a oito meses do idioma no país designado como bolsistas.  

Em discurso de lançamento das bolsas a presidenta Dilma Vana Roussefff assinou o decreto que regulamenta o programa e destacou a importância das qualificações profissionais dos estudantes.

“Nossos desafios são grandes, o Brasil é um país complexo, precisamos enfrentar nossas dívidas históricas, como a extrema pobreza e a elevação da competitividade da nossa economia, por meio da ciência e tecnologia”, disse Dilma.