RELATÓRIO DO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA DENUNCIA COMUNIDADES TERAPÊUTICAS PARA USUÁRIOS DE DROGAS

1322532985dependentequimico300x201150x150

Um verdadeiro quadro de violência contra os direitos humanos dos usuários de drogas foi denunciado pelos membros da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que visitaram 24 estados e o Distrito Federal e computaram a prática em 68 instituições de internação.

Imposição de credo, desrespeito à orientação sexual, violências físicas como castigos e torturas, isolamentos em quartos fechados com cadeado, escuro e pouco arejado para onde são levados os usuários recém-chegados ou que têm comportamento agressivo, são alguns dos desrespeitos aos direitos humanos constatados nessas comunidades terapêuticas.

Mas não é só esse tipo de violência que os internos sofrem nessas comunidades terapêuticas, de acordo com o relatório. Em algumas instituições os internos são enterrados até o pescoço e são obrigados, como castigo, a beber água do vaso sanitário, além de comerem comida preparada com alimentos estragados. Usando o eufemismo de laborterapia, elas aplicam trabalho forçado aos internos.

Ana Luiza Castro, conselheira do CFP, comentando o relatório, afirmou que os dependentes químicos não são tratados nas comunidades terapêuticas.

“Eles estão sendo mantidos em lugares baseados na fé religiosa e no trabalho sem remuneração. A maioria não tem psicólogos, assistentes sociais, médicos ou técnicos em enfermagem”, disse Ana Luiza.

Ainda de acordo com a conselheira, muitas comunidades terapêuticas ainda não têm convênios e recebem verbas públicas, e não se sabe quantas comunidades terapêuticas existem.

“A gente desconfia de que tem muitas instituições funcionando à margem da lei, de qualquer regularização. A maioria desses locais é afastada. Não conseguimos localizar o site ou não tem telefone”, afirmou  Ana Luiza Castro.

A situação dessas comunidades terapêuticas força o surgimento de um problema. O governo federal, tendo como modelo as comunidades terapêuticas, vai tentar criar unidades de acolhimento de usuários de álcool e outras drogas, dentro do Sistema único de Saúde (SUS). Se essas comunidades terapêuticas denunciadas pelo relatório servissem de modelo seria uma loucura. Mas é claro que o governo não às tomará como referência.

O relatório foi entregue ao ouvidor nacional dos Direitos Humanos, Domingos da Silveira, que irá entregar à ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.

“Vou encaminhar o relatório à ministra Maria do Rosário, e vou estudá-lo e, é meu dever, percebendo algumas consistências nas denúncias, instaurar um procedimento coletivo de apuração”, disse.

Por sua vez, diante das acusações, o diretor executivo da Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas, Maurício Landre, disse que os conselhos regionais e Federal de Psicologia estão fazendo um movimento para atacar o nome das comunidades terapêuticas.

“O que eles têm observado na maioria dos casos de violação e problemas com a questão manicomial não são comunidades terapêuticas.

Tudo que é involuntário, ou seja, o caso das internações compulsórias não é comunidade terapêutica mesmo que use esse nome. Eles resolveram colocar tudo no mesmo saco e tratar do mesmo jeito”, afirmou Landre.

7 thoughts on “RELATÓRIO DO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA DENUNCIA COMUNIDADES TERAPÊUTICAS PARA USUÁRIOS DE DROGAS

  1. Eu, há pouco, em outro comentário, faslei em discrepância e esta, agora, é uma das maiorters do momento. Condernados pela justiça, corretamente ou não, os presidiários têm mais regalias e merecem mais rerspeito que os nossos pobres diabos jovens drogados. Discrepânciia das discrepâncias, porque uns cometem crimes porque são criminosos ou se tornam, abruptamente criminosos, mas os jovens, trazem do ventytre msterno já o verme ou germe do vício, da desgraça, da demência desordenada que assola as mentes iniciantes dos adolescentes e até mesmo das mentes infantis, precocemente. E, quem dá atenção a uns (os presos) e a outros (os drogados)? NINGUÉM!!! Não há um ser que se chame de isento dessa situação e se autodenomine invulnerável e tome a frente de uma providência… Por que? Porque a situação em todos os aspectos é rentável para o submundo e quem está na crista da onda, surfando, hoje, é o submundo… Infelizmente… O submundo está no Congresso, no Planalto, no Itamaraty (de longa data), na Câmara, no Senado e em muitos outyros locais de luxo, como hotéis de beira-mar, condomínios de luxo etc. etc. onde a polícia nem ousa pensar em visitar. Casa de Comandante, também se vê neste meio e o subordinado tem que fazer que não está vendo nada de errado… Discrepância… Velha raposa de quintais e der matas distantes, a discrepância se infiltra onde é permitido e sempre é, pelo corrupção e pela ganância além da inveja e da indicaação da mídia televisiva… E diga que não é, quem quiser, mas esqueça a pedra para atirtar porque não há uma por cerca de milhões de quilômetros… Nem adianta procurar…

  2. Existem comunidades e COMUNIDADES TERAPEUTICAS, SE O CONSELHO FEDERAL, QUE TANTO ATACA, por que não apresetam propostas e façam algo por ESSAS PESSOAS, SERES HUMANOS, QUE MESMA PSICOLOGIA trata como animais sem respeito, dizendo que são perigosos, e podem surtar a qualquer momento, EU VIVO E CONVIVO COM DROGADOS E PSICOLOGOS, e tenho notado que eles são os donos da verdade, se são realmente porque o mundo esta desta maneira, PRESTEM ATENÇÃO QUEM QUER FAZ E DE ALGUMA MANEIRA CONSEGUE AJUDAR, MAS QUEM SÓ CRITICA IRRITA COM ESTA CONVERSA DE PSICOLOGIA QUE NÃO LEVA A NADA, POIS SÓ FALAM E NÃO AGEM.
    CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA FAÇA ALGO PELA SAÚDE E NÃO FIQUE CRITICANDO SOMENTE E NADA FAZENDO OU NÃO APRENDERAM QUEM QUEM QUER CONSEGUE FAZER E QUEM NÃO SABE COMO FAZE R O VAI CRITICAR E APONTAR ERROS….
    BANDO DE SEM VERGONHAS QUE QUEREM FAZER DESTA DOENÇA UM FOCO DE MIDIA ENQUANTO MUITAS FAMILIAS ESTÃO SENDO DESTRUÍDAS, FIQUEM CALADOS QUE VOCES GANHAM MAIS, POIS NÃO FAZEM NADA…

    1. Em verdade, se no lugar de ditar ordens e normas sem competência, querer mandsar, fazer e acontecer sem conheciumento de causa, é preferível calar. O que os drogados precisam, não é de droga para se alucianrem nem da droga de palavraas vãs de pessoas que se acham o máximo… Os drogados precisam, antes de mais nada, de AMOR…
      Paciência, cuidados especiais, não babaçãpo, mas apelo para os mais profundos sentimentos paras vert se aflora alguma coisa recomendpável ou reaproveitávbel da alma, do fundo do coraççao do drogado, que, apesar de tudo, ainda é gente e pode voltar a ser um ser nornal, equilibrado.
      Cuide-se, em casa, cuide-se na rua, cuide-se com calma e afinco!!! Deus trabalha mais do que qualquer pessoa pelo fim desse absurdo que é a tentação das drogas. Ele venceu Satanás e há de vencer seus seguidores nos planos celestiais que tratam só de tentar e encaminhar mentes para o lado do erro, da aversão, da guerra, da insanidade… Remédio, há. É só coirrer satrás!!!

  3. È lamentavel que uma classe aja dessa maneira sórdida sem escrúpulos, pois quem lê o relatório acha que todas as comunidades terapêuticas são assim,.

    Esse conselho que visitou as comunidades terapêuticas escolheu a dedo as piores para fazer as críticas. Aquelas sem estrutura porque não visitaram as estruturadas??????????????

    Concordo que tem que mudar muita coisa mas tem que partir do governo e investir nessas comunidades para dar condições de trabalho, elas só estão fazendo o trabalho que o próprio estado não deu conta.

    Vocês não se importam com o ser humano que esta morrendo dia a dia nas ruas o que vocês não querem e dividir o recurso ninguém e tão bobinho para não perceber que existe um jogo político por trás de tudo isso vão trabalhar , vão unir forças para derrotarmos esse inimigo que esta assolando nossos jovens ao invés de quererem destruir quem com pouco recurso esta fazendo alguma coisa.

    Ely Lemos

    1. Ely, você tem razão. Estes camaradas se limitam a criticar e nada fazem em troca, pelo menos. Devem ter visitado espeluncas que verdadeirtamente existem, mas esquecem que há instituições corretas que realmente trabalham proficuamente e deveriam ser elogiadas e citadas como competentes. O governo em si, presta muito pouca atenção… Quase nada…
      Resta-nos esperar perla ajuda de DEUS.

  4. A COMUNIDADE TERAPEUTICA RESTITUIÇÃO COM BASE EM RECIFE/PE E PARNAMIM/RN, SÃO APENAS FONTES DE LUCRO PARA ORESPONSAVEIS POIS A SOCIEDADE NÃO TEM ASSESO AS CASAS E OS ALUNOS SÃO MAUTRATADOS FISICA E MENTALMENTE E OBRIGADOS A VENDER CANETAS NOS ONIBUS COM METAS A SEREM BATIDAS PARA CONTINUAREM NO “TRATAMENTO” QUE NA VERDADE NÃO ESISTE! DENUCIEM AOS ORÃOS COMPETENTES ESTE ABISURDO E DERRESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS!!!!

    1. É de arrepiar, saber que existem pessoas, brasileiras, com essa inclinuco que resta da personalidade das criaturas irmãs em prol São estes que depois se tornam candidatos a cargos públicos (públicos???). Ja disseram que Deus é brasileiro e pela sua universalidade deuz-se que pode ser, mas o claríssimo é que o “inimigo” é verdadeiramente o nosso inimigo n° 1.
      DEUS nos proteja e o mantenha muito distantye de nos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *