Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) abriu hoje (18) as inscrições, que vão até dia 19 de agosto, para as provas que serão aplicadas no dia 6 novembro em todo o Brasil. Podem inscrever-se os estudantes, tanto de universidades públicas quanto particulares, que ingressaram este ano no ensino superior ou que o estão concluindo.

Quem fará as inscrições são as próprias universidades que tenham os cursos que serão avaliados nessa etapa do Enade. Segundo as previsões do Ministério da Educação (MEC), espera-se que 1,2 milhão de estudantes se inscrevam e cerca de 400 mil comparecerão à prova.

A prova terá duração de quatro horas e será constituída de 30 questões de componente específico e dez de formação geral. Segundo a notícia no Correio do Brasil, nas questões gerais será considerada a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda publicará as portarias com os conteúdos das questões de formação geral. Segundo a notícia, as de nº 188 a 198 detalham o conteúdo das provas específicas nas áreas de tecnologia que passarão por avaliação este ano — tecnologia em alimentos; em análise e desenvolvimento de sistemas; em automação industrial; em construção de edifícios; em fabricação mecânica; em gestão de produção industrial; em manutenção industrial; em processos químicos; em redes de computadores; em saneamento ambiental.

Ainda segundo o Correio, também será especificado em novas portarias o conteúdo das demais áreas a serem avaliadas — arquitetura e urbanismo e engenharia, biologia (licenciatura e bacharelado), ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática e química; pedagogia (licenciatura), educação física, artes visuais e música.

Vamos lá, moçada, inscrever-se e comparecer ao Enade, que é uma das tentativas de democratizar o ensino superior no Brasil de forma universal, mas com a qualidade necessária para formar verdadeiros profissionais em todas as áreas de conhecimento.

http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/