O MOVIMENTO ESTUDANTIL EM ENTRE-VISTAS COM YANN EVANOVICK

1x1.trans - O MOVIMENTO ESTUDANTIL EM ENTRE-VISTAS COM YANN EVANOVICK

Quando tratamos de movimento estudantil sabemos que é um bando (no sentido de subjetividade) de estudantes que estão em um encadeiamento de afetos e perceptos criando um entendimento racional das reinvidicações e envolvimentos do movimento. E nestes encontros se fazem presentes diversas representações como as entidades estudantis como a UNE e UBES, os grêmios estudantis, os pais dos estudantes e toda a diversidade social.

Os representantes das entidades estudantis são uma maneira de mostrar uma voz representativa nas diversas instâncias burocráticas da sociedade. Mas na hora da manifestação as vozes não são de representações, mas do bando estudantil.

1x1.trans - O MOVIMENTO ESTUDANTIL EM ENTRE-VISTAS COM YANN EVANOVICK

Durante a passeata conversamos com Yann Evanovick, presidente da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) que falou sobre a organização e reivindicações do movimento estudantil:

“Olha só, nós apresentamos aqui as nossas reivindicações: mais recurso para a educação. Na semana passada eu estive com a presidenta Dilma, apresentamos para ela através de UNE e da UBES a reivindicação de mais recursos para a educação! “

1x1.trans - O MOVIMENTO ESTUDANTIL EM ENTRE-VISTAS COM YANN EVANOVICK

Yann que veio a Manaus para passeata comenta suas impressões e reinvidicações:

“E hoje nós viemos para Manaus nessa passeata que se soma as várias passeatas que estão acontecendo no Brasil inteiro, na jornada nacional de luta da UBES e aqui com a pauta local que é a questão do aumento da tarifa. Nós somos contrário ao aumento da tarifa, com a questão da volta da meia-passagem em dinheiro. Reivindicando mais recurso, a construção de mais creches. A questão que se mantenha o Integração dentro da Ufam, que se tem já há muitos anos. E que hoje se propõe a prefeitura tirar essa Integração. Nós estamos reivindicando que se possa estabelecer algum nível de diálogo com o prefeito por que Manaus se tornou um péssimo exemplo para o país no aspecto de retrocesso de benefícios. A meia-passagem chegou a ser uma das mais avançadas do país, o prefeito além de cortar pela metade a meia-passagem, tirou o direito dos estudantes de pagar na catraca e agora quer acabar com a domingueira, que é a gratuidade para toda a população no domingo. Então nós somos contrário a isso. Nós protocolamos hoje o documento da passeata que, segundo a polícia a militar, mais de 10 mil estudantes, mas vamos continuar nos mobilizando. A entrada na prefeitura foi feita com um estudante de cada escola, no primeiro momento a prefeitura não queria nos receber mas depois conseguimos estabelecer diálogo. Entrou um estudante de cada escola e os representantes das entidades que estavam aqui hoje participando e apresentamos 10 pontos de reivindicação, protocolamos, saímos e agora vamos até a Câmara Municipal para também apresentar as reivindicações para a Câmara.”

1x1.trans - O MOVIMENTO ESTUDANTIL EM ENTRE-VISTAS COM YANN EVANOVICK

1x1.trans - O MOVIMENTO ESTUDANTIL EM ENTRE-VISTAS COM YANN EVANOVICK 1x1.trans - O MOVIMENTO ESTUDANTIL EM ENTRE-VISTAS COM YANN EVANOVICK

foto

1 thought on “O MOVIMENTO ESTUDANTIL EM ENTRE-VISTAS COM YANN EVANOVICK

  1. Nos dias 29 e 30 de abril,estara acontecendo o 1° Encontro de mulheres do grupo gingado capoeira de manaus.
    Dia29
    Local : uninorte unidade 7. aparti das 14h.

    E no dia 30
    Local: Colégio Brasileiro P. Silvestre . aparti das 10h .

    Oficinas afros , gratuitas .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *