Pela primeira vez na história do Brasil tivemos um candidato que saiu do povo. Um presidente-operário. Luiz Inácio Lula da Silva. E o que aconteceu? “Como nunca antes na história desse país”, houve um governo que fez o país avançar em todas as áreas, com equilíbrio e responsabilidade, sem soluções paliativas imediatistas. Regulação do Estado a curto e longo prazo…

Hoje, no último dia do governo Lula, este bloguinho saiu às ruas e por diversos bairros de Manaus e tomou ao acaso as opiniões de pessoas, homens e mulheres, de diferentes gerações, de diferentes profissões e atividades, enfim, aqueles que acompanharam as movimentações democráticas de Lula durante esses oito anos agora avaliam suas realizações. Com a palavra, então, o povo…

01 M RosárioUma família lulista: a mulher Maria do Rosário, o marido José Raimundo e as gêmeas Suzy e Sara.

Eu adoro o Lula. Eu gosto dele já há muito tempo mesmo, desde quando ele ainda não era o nosso presidente que eu via a luta dele. Quando ele veio a ser presidente, e com o governo que ele fez, deu a esperança que a gente pode conseguir as coisas mesmo vindo de baixo. Um estudante pobre pode estudar, pode batalhar e conseguir uma coisa melhor. Antigamente a gente não tinha essa expectativa: o rico era o rico; o pobre era o pobre. O rico podia fazer faculdade, o pobre não podia fazer faculdade porque não tinha dinheiro para pagar faculdade. Tinha toda essa distinção, depois que o Lula entrou veio toda essa esperança. Se ele que não tinha faculdade, não tinha nada na vida, ele conseguiu chegar e trouxe essa esperança pro povo. Por exemplo, ele colocou o ProUni, que ajudou muita gente. Eu sou uma testemunha. E não só eu, mas Izabelle, Elias, Felipe, meu filho, meus sobrinhos, todos entraram através do ProUni e estão se dando bem. Pra nossa vida, o Lula foi maravilhoso. Da época que eu me lembro dos presidentes, não existe presidente melhor. A mamãe me fala que o Getúlio Vargas também foi um bom presidente, pena que ele se matou. Mas eu acredito que o Lula foi o melhor. Eu acho que ninguém vai esquecer ele. Eu tenho certeza de que se ele quiser voltar depois desses quatro anos da Dilma, ele volta pra mais oito anos. Tudo que o Lula fez ele não pensou só nele, no grupo dele, ele não pensou só em São Paulo, no Rio de Janeiro ou em Brasília, pra cada um ele distribuiu. Se ele não fez mais foi porque não deu, porque havia muita necessidade, mas que ele queria, isso queria. O que ele podia fazer ele fez.” (Maria do Rosário, doméstica)

O governo Lula, em nome do Amazonas, eu digo que foi o melhor governo que já apareceu. O Lula não lembrou só das metrópoles do Brasil, não só São Paulo, Rio de Janeiro, os estados do Sudeste, mas de todos. Isso é um ponto muito grande que se tem que ressaltar na carreira do Lula. Ele ajudou a Zona Franca, auxiliou com que novas empresas viessem pra cá. Isso aumentou o emprego. Foi muita boa para todos a passagem dele. Com certeza ele honrou os metalúrgicos.” (José Raimundo, metalúrgico)

06 A Eletricista

Sobre o governo Lula, acho que ele atingiu muitos dos seus objetivos em relação à população brasileira, mesmo vendo como um governo populista, poderia ter feito muito mais pelo país, quando assumiu o governo, ele assumiu sozinho, pois se dependes-se do PT, ele não administraria bem o país, e que agora eu espero que o próximo governo continue as políticas públicas do pais.” (Wesson Mesquita, eletricista)

04 V Cozinheira

Eu achei o governo Lula bom por que aumentou o salário várias vezes, e ele foi um bom presidente, ele ajudou muita gente principalmente os pobres, por que os outros presidentes não lembram dos pobres só lembram dos ricos. Foi um governo muito bom pois aumentou os salários, teve o Bolsa Família que ele fez o projeto, pra mim foi maravilhoso.” (Daniele Santos, cozinheira)

02 M RodriguesSeu José Rodrigues, suas vizinhas e as crianças.

Eu acho que do Getúlio Vargas pra cá ainda não teve nenhum presidente que fosse tão bom quanto o Lula. A pessoa que disser que o Lula não foi um bom presidente não sabe o que é um bom governo, porque no governo Lula melhorou salário, melhorou condições de vida dos trabalhadores. Quando tinha crise lá fora afetava aqui. Essa crise que teve não afetou nada aqui, principalmente no Amazonas. Eu passei no governo do Fernando Henrique uma penúria de trabalho, no governo Lula não parei um minuto, tô direto trabalhando. Pra mim, o melhor presidente do Getúlio Vargas pra cá foi o Lula, sem dúvida nenhuma.” (José Rodrigues, motorista operador)

Pra mim o Lula foi um dos melhores presidentes dos últimos anos. Foi o melhor presidente que o Brasil já teve depois da ditadura. Você pode reparar que hoje em dia melhorou a vida de muita gente. O pessoal da classe baixa passou a ser classe média, e assim por diante. O Lula não acabou com a corrupção, mas amenizou muita coisa. A gente vê hoje em dia o pessoal de colarinho branco sendo preso: prefeitos, governadores, empresários, juízes, advogados… Todos que fazem corrupção sendo julgados. Além disso, sem entrar em detalhes, ele tem programas fundamentais.” (Juscelino Freire, motorista da Prefeitura de Manaus)

O sapateiro Cândido e Lula…

06 Cândido

Blog Intempestivo – Qual a importância do governo Lula, nesses oito anos em termos de melhorias?

Cândido (Sorrindo) – Pessoalmente, nenhuma.

BI – Nenhuma?

Cândido – Pessoalmente nenhuma porque ele foi o primeiro político do Brasil que não governou para atender as pessoas particularmente, mas para todos os brasileiros.

BI – E tu estás entre esses brasileiros.

Cândido – Mas não como pessoa privilegiada. Como brasileiro. Assim como deve fazer todo governo. Governar para todos, e não só para seus parentes, amigos e eleitores comprados.

BI – E como profissional, o governo Lula é sentido na meia sola?

Cândido – Não.

BI – Não!?

Cândido – Não, porque já não existe mais sola. Agora é tudo na borracha.

BI – E aumentou o preço da borracha? Diminuiu a freguesia ou aumentou?

Cândido – O preço da sola de borracha continua o mesmo de quando Lula começou. E o preço que eu cobro para consertar os sapatos continua o mesmo. É aí que o Lula aparece na minha profissão. Muito do que ele fez aparece na minha profissão. Por exemplo, o Bolsa Família. Ali embaixo tem uma família que nunca trouxe sapato pra consertar. Agora, os filhos estão no Bolsa Família, e já trazem sapato pra consertar. Isso mostra que aumentou a freguesia. É isso que eu quero dizer com não melhorou pessoalmente. Tá tudo junto. Todo mundo tá bem. Por quê? Porque o Lula trabalhou para todos. Olha a avaliação do cara: 87%, recorde internacional. Dizem que talvez o Getúlio Vargas chegasse próximo. Não acredito. Além de quê, os tempos eram outros. Eu gosto do Getúlio, mas ele não chega aos pés de Lula como trabalhador. Getúlio tinha muita propaganda. Lula não tem, a propaganda de Lula é seu trabalho. Bolsa Família, Luz Para Todos, Minha Casa, Minha Vida, e outros trabalhos. São milhões de brasileiros fora miséria. E a classe média foi quem ficou melhor. Até os banqueiros também estão contentes.

BI – Tu votaste sempre no Lula?

Cândido – O que que tu acha? Eu sou trabalhador. Eu ia votar no Serra?

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

05 V Gari

Eu achei que foi bom. Teve muita gente que ele beneficiou com a casa própria, foi uma maravilha isso. Eu ainda não tive essa sorte que muita gente teve, e foi ótimo para as pessoas que conseguiram. E sobre a saúde, eu acho que o sistema de saúde é precário. Não achei nenhuma melhora no sistema de saúde. Mas tinham muitas colegas minhas que não tinham condições que agora tão na faculdade, muitos de nós garis estão na faculdade.” (Maura, gari)

É um governo que fez a diferença, em todos os aspectos: político, social e religioso, sobretudo na valorização das pessoas mais necessitadas como é o caso daquelas que não tinham condições de ingressar em uma faculdade. E agora podem por meio do ProUni. Outro é a aquisição da casa própria através do programa Minha Casa, Minha Vida. Outro ponto importante é o relacionamento do estado do Amazonas. Foi um presidente que valoriza muito nossa cidade. Ele é um governante carismático, pois sempre agradecia a Deus por sua conquistas. Indubitavelmente, o Lula fez e faz a diferença.” (Cleider Borges, Professora e gestora)

06 A Borracheiroi

Como autônomo, eu só tive benefícios deste governo, eu já trabalhei empregado, no governo Collor, Sarney e Itamar, e passei um arrojo, que me levou a viver como borracheiro, no governo FHC. Ele governou para poucos pessoas, eu não estava entre esses poucos… As pessoas que têm dinheiro para gastar sem se preocupar com as necessidades básicas não têm como sentir as melhoras do Lula, melhoras para nós, pobres, você pense no Bolsa Família.. Um pai que tem quatro filhos para cuidar, e agora ele pode ter no seu orçamento uns 280 reais do Bolsa Família dos quatro filhos. Es benefícios que ela trouxe para as famílias, eu tô falando das famílias que conseguem alimentar seus filhos com esse dinheiro para que eles possam estudar, pagar uma faculdade, ou mesmo usar o dinheiro para comprar remédios, isso não é dar esmola e dar condições pra gente viver melhor, o dinheiro arrecadado pelos impostos são para beneficiar a gente… O Luz para Todos, quem vive no interior sabe a importância disso. Meu irmão mora em Autazes, sempre gastou dinheiro para manter um gerador de energia funcionando para manter sua plantação, sua vida, agora não gastou dinheiro para ter luz onde mora, o governo fez sua parte… (Ezequias Alves, borracheiro)

03 V Enc LimpA respeito do presidente Lula, não teve coisa melhor, foi o melhor presidente do mundo. Os anos que ele governou com certeza foram o melhor para o Brasil. Tanto no Brasil como no exterior, ele comandava também as informações políticas do Brasil. E no Brasil, todo povo está ciente de que foi um ótimo presidente. E com certeza, como ele tá saindo agora do cargo, passando para Dilma, que é a continuação do trabalho dele. E eu espero também que ela continue esse trabalho que ele desenvolveu e eu tenho certeza que o Brasil, do jeito que tá crescendo, vai crescer cada vez mais. E eu espero que o Brasil seja um dos melhores países do mundo e que tenha os grandes produtos de desenvolvimento, de importação, de exportação…” (Arlindo Castro, encarregado de limpeza)

O governo Lula foi bom para o menos favorecidos, um governo que nos favoreceu conseguir minha casa, um curso na Universidade e também pra minha família e pra muitas famílias, para meu irmão, que achava que não ia beneficiar, mas para os menos favorecidos, a maioria da população, ele cumpriu as promessas.” (Suzana Soares, professora)

02 M MarilisMaria Marilis e Dona Maria Monteiro, filha e mãe

O Lula foi o melhor presidente que teve no Brasil até hoje. Um governo muito bom para muitas e muitas pessoas, principalmente para os jovens, que queriam estudar e não conseguiam. Com os programas do Lula, a maioria deles tá conseguindo. O governo dele foi também pros idosos. Quem dança podia dançar. Pela minha experiência de vida, as coisas ficaram muito boas com o governo do Lula. Eu acho que de todos os presidentes que entraram nesse Brasil, só ele mesmo fez muita coisa pelos amazonenses. Não digo nem os pobres, mas aqui no Amazonas quantos havia que precisavam saber o que era um banco de escola? De todos os presidentes que entraram, ele é único. Eu me lembro do Juscelino também, o JK, que não era mau. Lembro do Figueiredo, que era péssimo. O Getúlio Vargas, lá atrás, eu peguei um pouco do trabalho dele, do governo dele. Naquela época eu era jovem e morava no interior – imagina o interior naquele tempo -, a gente não tinha participação em nada. Mas eu lembro que ele foi bom, deu o direito de as pessoas terem carteira assinada. Ele foi bom, mas não chegou nem aos pés do Lula.”(Dona Maria Monteiro, doméstica)

Pra mim o governo Lula foi o melhor durante os 42 anos da minha vida. Outro governo eu praticamente não conhecia. Esse foi o único. Foi o primeiro presidente que me deu a chance, e não só pra mim, de fazer faculdade. Eu sempre tentei, tentei, nunca conseguia, depois que surgiu o ProUni ganhei uma bolsa. Ele fechou com chave de ouro os oito anos dele. Quatro anos foram meus. O curso de Administração que estou terminando são quatro anos. Então quatro anos foram meus. Ele foi o melhor presidente. Outro como ele, talvez só ele de novo.” (Maria Marilis, operária industrial e estudante de Administração)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *