ANVISA OBRIGA FABRICANTES DE ALIMENTOS A INFORMAR O PERIGO À SAÚDE DO EXCESSO DE AÇÚCAR

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determina que os fabricantes de alimentos e bebidas com grandes conteúdos de açúcares, sódio, gorduras saturadas e trans alertem os consumidores, através de suas propagandas, sobre o grave risco à saúde do consumo excessivo desses alimentos e bebidas. O objetivo da ANVISA é desestimular o excessivo consumo desses produtos, que podem ser perniciosos principalmente paras as crianças.

A propaganda de alerta deve seguir esse modelo: “O (nome do alimento ou bebida) contém muito açúcar e, se consumido em grande quantidade, aumenta o risco de obesidade e de cárie dentária”. A informação é para os alimentos sólidos que possuem mais de quinze gramas de açúcar por 100 gramas do produto.

Bebidas como refrigerantes, refrescos, chás, concentrados com mais de 7,5 g de açúcar a cada 100ml. A propaganda deve ser veiculada na TV, Rádio, Internet, impresso, como também em amostras grátis, cupons de descontos, patrocínio e campanhas sociais.

A multa pode variar de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão para as empresas, anunciantes, agências de publicidades e veículos de comunicação que descumprirem as regras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *