A Sociedade Brasileira de Psiquiatria divulgou estudo que mostra que 23 milhões de brasileiros sofrem de algum transtorno mental. O que corresponde a 12% da população brasileira. Entre esse percentual, 5% sofrem de transtornos graves e persistentes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Psiquiatria, os transtornos predominantes são ansiedade, depressão e transtornos de ajustamentos. Quanto à política de saúde mental no Brasil, há uma maior prioridade para os transtornos como esquizofrenia e transtorno bipolar, considerados os mais graves. Em sua política de saúde mental, o governo brasileiro aplicou R$1,4 bilhão. Essa verba tem uma relação direta com a Lei da Reforma da Psiquiatria, Lei nº 10.216/2001 cujo investimento é mais direcionado para a aplicação de uma terapêutica que venha a auxiliar no tratamento da loucura e estimular o processo de desinstitucionalização dos usuários de hospitais e clínicas psiquiátricas, fazendo com que eles possam viver com suas famílias ou nos centros comunitários.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 400 milhões de pessoas são afetadas por transtornos mentais, o que faz com essas pessoas tenham dificuldade de participar no mundo como sujeitos produtivos e transformadores.

Com a Reforma da Psiquiatria, que obrigou a mudança de métodos em relação aos pacientes, foram criados em alguns dos estados do Brasil os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entretanto ainda há uma grande influência do antigo método de internação manicomial prolongada.

Embora tenha havido uma grande mudança nesse tema psiquiátrico, alguns estados ainda não possuem instalados em quantidades suficientes para suas demandas seus territórios, esses CAPS. No caso do Amazonas, que tem uma população de 3 milhões de habitantes, só foram instalados apenas quatro. E exatamente como ocorre com os estados do Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Tocantins, Alagoas e Distrito Federal, no Amazonas ainda não foram instaladas as residências terapêuticas.

1 thought on “NO BRASIL 23 MILHÕES DE PESSOAS SOFREM DE TRANSTORNOS MENTAIS

  1. a antipsiquiatria PRATICAMENTE NUNCA EXISTIU NO BRASIL;
    JUSTAMENTE PORQUE ATUALMENTE OS PSIQUIATRAS[MUITOS;NÃO TODOS] MANIPULAM O TRANSTORNADO[DIGA SE TRANSTORNADO CRIADO PELA PRÓPRIA SOCIEDADE]ANTES TINHAM POUCOS PSIQUIATRAS [SÓ EM ALGUNS MANICÔMIOS]
    HOJE É UMA PRAGA QUE MONITORA OS LOUCOS POR TODOS OS CANTOS DO PAÍS; NOS SEUS DIVERSOS MINIMANICÔMIOS ESPALHADOS POR AÍ
    [OS CAPS]
    E EXISTIU MUDANÇA PARA O LOUCO?LIBERTAÇÃO?
    OU UMA INFINIDADE MAIOR DE CENTROS DE COOPTAÇÃO ESPALHADOS POR AÍ? CAPS LÁ ;CAPS CÁ.E DINHEIRO QUE É BOM PARA OS SOFREDORES PSIQUÍCOS/ NADA???
    HOUVE REFORMA PSI OU EXPANSÃO DAS AMARRAS PSI???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *