TODAS AS OBRIGAÇÕES DO YLÊ AXÉ SESU TOYÃN

Mãe Valkíria 14 Anos 01 por você.

Clique nas fotos para vê-las de perto.

Mais uma vez Ylê Asé Sesu Toyãn, o terreiro de Pai Gilmar, estava em todo o seu esplendor, com todos os filhos da casa preparados para receber os convidados em mais uma grandiosa festa. Ao todo foram cinco obrigações, que ocorreram em dois dias, domingo e segunda passados, no qual quase todos os orixás passaram pelo ilê, recebendo suas homenagens e deitando suas graças aos presentes.

Mãe Valkíria 14 Anos 02 por você.

No domingo, vê-se o pilão de Oxalá posto na sala, conforme explica Mãe Valkíria, porque o Mauro César, que estava fazendo três anos, vestiu Oxalá, no caso o Oxalá velho, Oxalufã, então Pai Gilmar arriou o pilão, que ficou durante todo o ilê, completo, só saindo no final da festa.

1x1.trans - TODAS AS OBRIGAÇÕES DO YLÊ AXÉ SESU TOYÃN 1x1.trans - TODAS AS OBRIGAÇÕES DO YLÊ AXÉ SESU TOYÃN

A saída de Oxalá de Mãe Valkíria de Iansã, fazendo suas obrigações de 14 anos, eIgor de Ogum Xoroquê, na sua primeira obrigação.

Abaixo o reconhecido e respeitado Pai Gilmar, Fômu de Iemanjá, levando Iansã pelo salão.

Mãe Valkíria 14 Anos 05 por você.

Ogum Xoroquê, carregando dois falos. Mãe Val explica que “Ogum Xoroquê é uma qualidade de Ogum cruzado com Exu. Ele é mais Exu do que Ogum. Você vê que todas as paramentas que ele carrega são de Exu, ele sai com tridente, ele sai com esses falos, porque as ferramentas dele são ferramentas de Exu”.

Mãe Valkíria 14 Anos 06 por você.

Abaixo, à esquerda,Carla da Oxum, também na primeira obrigação, em sua saída de luxo.

1x1.trans - TODAS AS OBRIGAÇÕES DO YLÊ AXÉ SESU TOYÃN 1x1.trans - TODAS AS OBRIGAÇÕES DO YLÊ AXÉ SESU TOYÃN

E conversamos com Mãe Valkíria de Iansã, que fala sobre sua obrigação, da satisfação na amizade com seus irmãos e do carinho e dedicação de Pai Gilmar, entre outros temas que demonstram o seu zelo e responsabilidade pelos cultos afro-brasileiros.

“Eu tô fechando meu ciclo, com minha obrigação de 14 anos, então eu tenho um grau mais alto dentro da vida espiritual. Dentro do Ilê Axé Sesu Toyãn, que é do meu pai, Gilmar. Meu oyê eu dei dentro da minha casa, e minha obrigação eu tô dando dentro da casa dele, junto com meus irmãos de santo: o César, a Carla, o Mateus e o Igor. Três com obrigação de 1 ano e um com com obrigação de 3 anos. Nós fizemos todos juntos também pra dá menos trabalho pro meu pai, mas pra mim foi uma satisfação ter dado minha obrigação junto com meus irmãos e dentro da casa dele.

Mãe Valkíria 14 Anos 09 por você.

Pai Odair acompanhando Iansã ao redor do pilão.

1x1.trans - TODAS AS OBRIGAÇÕES DO YLÊ AXÉ SESU TOYÃN 1x1.trans - TODAS AS OBRIGAÇÕES DO YLÊ AXÉ SESU TOYÃN

À direita acima e abaixo, Mateus de Xangô, o orixá da Justiça, com suas machadinhas, seus raios, trovões, tempestades e suas pedreiras.

Mãe Valkíria 14 Anos 12 por você.

“Eu comecei no Candomblé com o Pai Ribamar de Xangô, com quem fiz a minha feitura, dei a minha obrigação de 1 ano e recebi um cargo na casa dele de aquequerê. Aí eu saí da casa dele, e foi quando eu fui para a mão de Pai Gilmar, e aí dei a minha obrigação de 3 anos, dei o meu oyê e agora a minha obrigação de 14 anos. Peço a Olorum que abençoe ele, que dê muitos anos de vida pra ele, pra que ele seja sempre esse pai. Sem Pai Gilmar o que seria de mim? Pra mim foi muito bom está até hoje na mão dele. Eu estou alegre, satisfeita, pois eu entrei doente pra dar minha obrigação e hoje eu tô com saúde. Eu só tenho a agradecer ao meu pai.

1x1.trans - TODAS AS OBRIGAÇÕES DO YLÊ AXÉ SESU TOYÃN 1x1.trans - TODAS AS OBRIGAÇÕES DO YLÊ AXÉ SESU TOYÃN

Abaixo, Oxalufã na cabeça de Mauro César da Oxum, na sua obrigação de 3 anos.

Mãe Valkíria 14 Anos 15 por você.

E na segunda-feira a festa continuou com a mesma força nos orixás que vieram regozijar-se das oferendas oferecidas e deixar suas bênçãos a todos, sendo mais um dia em que a espiritualidade reinou no Ylê Axé Sesu Toyãn.

Mãe Valkíria 14 Anos 16 por você.

1x1.trans - TODAS AS OBRIGAÇÕES DO YLÊ AXÉ SESU TOYÃN 1x1.trans - TODAS AS OBRIGAÇÕES DO YLÊ AXÉ SESU TOYÃN

“Faz 10 anos que eu tenho terreiro aberto, casa feita. Eu vim da Umbanda. Eu tô fazendo 14 anos de feitura no Candomblé, mas na Umbanda eu tenho bem mais. Com a Dona Mariana, faz mais de 20 anos que eu trabalho com ela. Meus orixás, eu sou de Iansã com Iemanjá, e sou feliz com meus orixás. Eu amo meus santos. Eu gosto muito da minha vida espiritual e vivo da minha vida espiritual. Dou a minha alma à minha espiritualidade, então pra mim é uma satisfação. Tenho êxito em tudo o que faço pela minha Iansã, pela minha Iemanjá, com o meu Ogum. Toda a minha vida eu tive êxito com os santos. Pra mim todo o tempo é vitória. Não tem quem faça eu sair da minha religião, a minha religião é essa e acabou-se.

Mãe Valkíria 14 Anos 19 por você.

Pai Olegário, acima, com alguns filhos de seu bonito ilê, e abaixo, levando Iemanjá, na cabeça de Mãe Valkíria, para mostrar seu luxo no salão. Mãe Val explica: “Ele sendo um babalorixá, ele é padrinho do meu pai, e também porque ele era um dos mais velhos na casa, há muitos anos dentro da religião, por isso o pai deu preferência pra ele dançar pra homenagear os santos”.

Mãe Valkíria 14 Anos 20 por você.
Mãe Valkíria 14 Anos 21 por você.
Pai Augusto de Oyá recebe de Mauro da Oxum, na sua segunda saída, o apeté, constituído, segundo Mãe Val, de “umolocum, que é uma comida feita com feijão fradinho, camarão, azeite, português, cebola, ovo, entre outros ingredientes, que Oxum distribui na sala para as pessoas comerem, pedindo axé, pedindo saúde, pedindo emprego, amor, o que você deseja receber nas graças”.
Mãe Valkíria 14 Anos 22 por você.
Mãe Valkíria 14 Anos 23 por você.
E Iemanjá, acima, e Oxum, abaixo, tomam seus banhos de rosas, perfumes e outros maravilhosos  aromas.
1x1.trans - TODAS AS OBRIGAÇÕES DO YLÊ AXÉ SESU TOYÃN 1x1.trans - TODAS AS OBRIGAÇÕES DO YLÊ AXÉ SESU TOYÃN
Mãe Valkíria 14 Anos 26 por você.

“A festa foi maravilhosa, muita paz. Não tivemos problemas nas nossas obrigações, mesmo sendo várias ao mesmo tempo. Foi ótimo, meu pai está de parabéns. Eu só tenho que agradecer a Deus por ele ser esse pai caprichoso, humilde, e valorizar a religião. Ele dá muito valor à religião. Ele dá muito valor ao santo, ao que ele faz, ele é muito dedicado ao santo, ele vive pro orixá. Tudo o que ele faz ele faz com dedicação, com amor, com carinho. Pelas fotos você já vê que é Gilmar. Você percebe o que é Gilmar dentro da vida espiritual da gente. Então eu só tenho que agradecer a ele, agradecer ao Olegário, às pessoas que estiveram na festa e também às que não foram.”

1x1.trans - TODAS AS OBRIGAÇÕES DO YLÊ AXÉ SESU TOYÃN 1x1.trans - TODAS AS OBRIGAÇÕES DO YLÊ AXÉ SESU TOYÃN
Depois que os orixás se foram, chegaram os erês brincalhões e fotogênitos. Atrás de todos, Brasa, erê de Iansã, na cabeça de Mãe Valkíria.
Mãe Valkíria 14 Anos 29 por você.
A afetuosa Mãe Valkíria, ou apenas Mãe Val, como carinosamente lhe chamam seus irmãos, agradeceu os trabalhos desse bloguinho junto aos cultos afro em Manaus:
“Agradeço a você também por sair da sua casa pra tá cobrindo a nossa religião, que é tudo pra nós. Agradeço, por isso, do fundo do coração. Que Iansã, que Iemanjá sempre lhe abençoe e abra seus caminhos, lhe dando muita força, muita luz, muita prosperidade, que elas lhe deem muito axé!”

Nem precisa agradecer Mãe Val, a posição deste bloguinho é que manifestações religiosas autênticas como essas devem ser respeitadas e respaldadas em sua beleza e integridade. Por tal, nosso empenho em entrar em proximidade com os cultos afro na cidade de Manaus.

1x1.trans - TODAS AS OBRIGAÇÕES DO YLÊ AXÉ SESU TOYÃN

Por sua vez, agradecemos ao fotógrafo Melo,  que é filho de santo de Mãe Val, que cedeu a maioria das fotos postadas nesse trabalho (como se pode observar nas referências das fotos), uma vez que não pudemos comparecer no domingo devido a atividades na sede da AFIN.

Além de ser fotógrafo profissional, para casamento, batizado e outros eventos, sendo adepto dos cultos afro-brasileiros, Melo tem facilidade de capturar as imagens essenciais de um ilê, de uma festa de caboco, exu e outras dos cultos afro-brasileiros.

A quem necessitar, fica o celular (92)9105-6134.

Mãe Valkíria 14 Anos 30 por você.

●●● YLÊ AXÉ SESU TOYÃN ●●●

(Pai Gilmar, Fômu de Yemonjá)

Rua Bom Jesus, nº 09 — Jorge Teixeira (Manaus-AM)

Telefone: (92) 9176-2290

5 thoughts on “TODAS AS OBRIGAÇÕES DO YLÊ AXÉ SESU TOYÃN

  1. adorei todos os orixas, sou de salvador o orixa que reina em minha vida e oxumare,iansa,ogum + amo a todos com a mesma devoçao foi um prazer olhar sua obrigaçao peço a deus etodos orixas que continue enriqueçendo nossas vidas mostrando que eles existem para trazer obem,saude e prosperidade para nossas vidas axe para nossos irmaos.

  2. debo decir que quede asombrado x la belleza de esas fotos y me preguntaba que hermoso hubiera sido estar en esa obligacion pero igualmente gracias x subir cosas tan lindas y puras desde argentina los saludo enrique de ogun xoroque

  3. Cirlene,
    os orixás sempre levam em consideração todos os desejos que as pessoas levam na alma e no coração. Quanto mais quando são desejos belos e autênticos, de comunhão, como os seus…

    Enrique,
    você está quando entra em comunhão religiosa com os irmãos de axé.
    Cultuando uma religião autêntica que vem do coração da África para a América do Sul como uma resistência religiosa, política, cultural, histórica…
    Abraços afro-afiandos, hermano!

  4. oi bom dia eu não sou de candomblé mas sou também de religião afro sou de nação ou batuque como e conhecido no rio grande do sul e estivemos no rio+20 na cúpula dos povos de matriz africana e gosto de saber que cada vez mais a nossa religião de matriz africana tem sido cultuada em diferentes regiões do pais a fora mesmo sendo em locais onde nos nunca iremos imaginar sou de matriz africana faz 10 anos já

  5. Bom dia gente que Deus abençoe a todos e quero perder a todos pelo amor de Deus mim ajudar que eu estou muito triste com minha situação estou devendo muito estou umá situação muito difícil preciso de ajuda financeira alguém puder mim ajudar eu fico muito grato pesso em nome de Jesus Cristo favor qualquer valor canta caixa 0539 013 00170168-4 Oi eu não estou brigando com vocês pó que eu estou devendo anjiotas é minha divida já chegou a mais de 30 mil reais e eu só preciso nu meu filho de dois anos um que será de mim si não consigo pagar minha divida meu Deus pó favor. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *