NOTA DO MPF/AM SOBRE LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DA ARENA AMAZÔNICA

Nota à imprensa: MPF/AM esclarece sobre licitação para construção da Arena Amazônia

29.1.2010 – Medidas tomadas pelo MPF/AM, em conjunto com MP/AM, fazem parte das atividades do grupo de trabalho de fiscalização da aplicação de recursos públicos para a Copa do Mundo de 2014

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM), a respeito das ações relacionadas à construção da Arena Amazônia, complexo esportivo que será erguido como parte das obras para a Copa do Mundo de 2014 e que substituirá o estádio Vivaldo Lima, vêm esclarecer o seguinte:

1. Após a edição da Recomendação Conjunta nº 02/2009/4OFCIV/PRAM, feita pelo MPF/AM e pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM) em dezembro do ano passado e encaminhada ao Governo do Estado do Amazonas e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), representantes dos dois órgãos ministeriais participaram de reuniões com representantes do Governo do Estado nos dias 18, 20 e 25 de janeiro, com o objetivo de chegar a um entendimento acerca do procedimento licitatório para a construção do complexo esportivo.

2. As discussões e ponderações de todos os envolvidos resultaram na ratificação e no aditamento da Recomendação Conjunta nº 02/2009/4OFCIV/PRAM, conforme detalhado no Ofício nº 40/2010/4ºOFCIVEL/PR/AM, enviado ao chefe da Casa Civil em 25 de janeiro, e respondido positivamente pelo Governo do Estado por meio do Ofício nº 21/2010-CASA CIVIL, recebido no dia 28 de janeiro pelo MPF/AM.

3. Entre os pontos mantidos e adicionados à recomendação, acatados pelo Governo do Estado, estão:

3.1. A anulação do procedimento de pré-qualificação e a abertura de um novo procedimento licitatório na modalidade concorrência para a construção da arena, com publicação do edital no Diário Oficial da União (DOU).

3.2. A necessidade de um projeto básico finalizado que contemple itens como a avaliação do custo da obra, a definição dos métodos executivos, o prazo de execução com o cronograma físico-financeiro e a identificação clara de todos os elementos constitutivos do empreendimento.

3.3. A retirada, do edital, das exigências de faturamento médio anual da proponente de R$ 1 bilhão nos últimos cinco anos e da experiência de construção de complexo esportivo de características similares à da arena nos últimos dez anos. A última exigência permanece como demonstração de capacidade técnica da empresa, entretanto, podendo ter sido realizada em qualquer tempo.

3.4. A alteração dos itens que exigiam, como comprovação de capacidade técnica, a construção e/ou reforma e/ou ampliação de complexos esportivos com a “execução de assentos desportivos com no mínimo 22.000 un.” e a “instalação de sistemas de placares eletrônicos em leds”. As exigências passam a ser “ter construído, no mínimo, um complexo desportivo ou estruturas similares de características e porte comparáveis, com capacidade mínima de 20.000 lugares” e “execução de complexo esportivo com infraestrutura para instalação de placar eletrônico em led”.

3.5. A inclusão, no edital de licitação, da necessidade da declaração de elaboração independente de proposta, por parte das empresas proponentes.

4. Os representantes do MPF/AM e MP/AM concordaram com a manutenção, no edital, da exigência de certificação pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade (PBQP-H) e da proibição de participação de consórcio de empresas, dado o vulto e a excepcionalidade da obra, além da necessidade de garantia da conclusão da construção antes da realização da Copa do Mundo de 2014.

5. O Governo do Estado do Amazonas publicou, no DOU de 25 de janeiro de 2010, o Aviso de Licitação Concorrência nº 17/2010-CGL. De acordo com o aviso, a concorrência para a “contratação de pessoa jurídica para a execução das obras civis, estrutura de cobertura metálica, estruturas elétricas, estruturas hidráulicas, instalação de sistema de ar-condicionado, broadcasting, sistema de segurança e todos os demais ambientes contidos nos projetos da Arena Amazônia” será realizada no dia 24 de fevereiro de 2010, às 8h30.

6. O acatamento da recomendação não acarreta a aprovação, por parte do MPF/AM e do MP/AM, de atos eventualmente irregulares subsequentes à sua expedição, tanto no novo procedimento licitatório quanto na elaboração no projeto básico e executivo ou na celebração e execução do contrato a ser firmado.

7. Os órgãos ministeriais continuarão acompanhando as ações decorrentes das obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014, como forma de exercer o controle prévio e concomitante da aplicação dos recursos públicos. A medida faz parte das atividades do grupo de trabalho constituído no âmbito do MPF e composto por procuradores da República que atuam em todos os estados que sediarão a Copa de 2014, para coordenar e harmonizar a atuação do órgão na fiscalização dos recursos públicos federais destinados ao evento.

Documentos relacionados:
Ofício nº 21/2010-CASA CIVIL
Ofício nº 40/2010/4ºOFCIVEL/PR/AM
Ofício nº 1/2010-CASA CIVIL/PGE
Ofício nº 392/2009-GE
Recomendação – Copa 2014 Arena Amazônia
Notícia relacionada:
Copa 2014: MPF/AM e MP/AM recomendam anulação de licitação para obra de arena

Fonte: MPF/AM

1 thought on “NOTA DO MPF/AM SOBRE LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DA ARENA AMAZÔNICA

  1. Buenas, gracias por la informacion , me ha sido de enorme utilidad,
    la compartire !!!Besos!!!!.

    Hola, buenísimo el blog post, muy útil, lo compartire.
    Abrazos a todos

    Buenas, gracias por la informacion , me ha sido de enorme utilidad,
    la compartire !!!Abrazos!!!!.

    Muchas gracias por dar a todos una maravillosa
    posibilidad como para leer los comentarios críticos de este
    blog.

    Siempre y en toda circunstancia es muy fantástico y también rellena con un montón de diversión para mí y mis compañeros de oficina los
    trabajadores a visitar el blog más de 3 veces a la r
    semana para leer a través de los nuevos consejos que has conseguido.
    Y, de hecho, estoy tan de manera frecuente satisfechas con sus ideas creativas atractivas que usted sirve.

    Algunas áreas 2 de este artículo son sin duda el más
    eficiente todo cuanto hemos tenido.

    Super-Duper weblog Soy cariñoso !! Volveremos más tarde a leer un tanto más.
    Empleo los feeds También

    Yo sencillamente no podía salir de su lugar antes de sugerir que me
    gustó mucho la información habitual una persona dé
    para sus visitantes?

    Hmm es cualquier otra persona teniendo inconvenientes con las imágenes en este weblog carga?
    Trato de descubrir si es un problema en mi final o bien si es el weblog.

    Cualquier respuesta sería muy apreciada.

    Como novato, estoy navegando de forma permanente en línea para
    los artículos que me puede asistir. Gracias

    Temas fantásticos en suma, que acaba de ganar un nuevo lector.

    ¿Qué podría sugerir sobre su publican que acaba de crear un puñado de días
    en el pasado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *