APOSENTADORIA EM 30 MINUTOS DEPOIS DE 60/65 ANOS

Segundo a lei complementar publicada ontem (22) no Diário Oficial da União, que amplia a base de dados certificados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), para as aposentadorias “por idade”, você não precisará mais levar 90 kg de documentos e esperar 20 anos para transcorrer seu processo de aposentadoria. A partir do próximo 2 de janeiro de 2009, você só precisará apresentar a carteira de identidade que, a partir da base de dados do CNIS, em menos de 30 minutos você estará aposentado(a). Isso, é claro, como aquela história do pintor perguntado sobre quanto tempo levara para pintar um quadro, o qual responde algo como “15 minutos e 17 anos”. A partir de agora, então, em 30 minutos, mas só depois que completar 65 anos, para o homem, e 60, para a mulher, você estará aposentado(a).

Como disse o ministro da Previdência Social, José Pimentel, no programa Bom dia Ministro:

Nós vamos aposentar o saco de documentos que o trabalhador trazia para ter a concessão do seu benefício. É um conjunto de ações que estão sendo tomadas para simplificar a concessão do benefício previdenciário, agilizar o atendimento e, ao mesmo tempo, combater as fraudes.”

Para quem vem contribuindo para garantir uma segurança para si e os seus no tempo em que o Capitalismo lhe classifica com o perverso eufemismo “melhor idade”, esse tipo de atendimento está previsto para funcionar a partir de março do ano que vem. E, em julho, também os chamados segurados especiais agricultores, familiares, pescadores e extrativistas — também estarão incluídos nesse sistema. Para quem tem uma avó, um padrinho, uma namorada que foi “soldado da borracha”, por exemplo, é um alívio, pois aposentar-se era mais duro do que enfrentar onça, capangas do seringalista, malária, frio, muriçoca nas estradas do seringal.

Como todo mundo sabe, o INSS é um dos órgãos públicos mais visados para fraudes bilionárias, por isso o ministro avisa que os funcionários estão sendo treinados também para identificar possíveis tentativas de fraudes. As facilidades devem servir apenas para quem fez/faz por merecer.

Para todos e todas que sabem que a aposentadoria, economicamente é benéfica, mas que do ponto de vista das produções/criações de um corpo, como diz o filósofo Toni Negri, é um absurdo, é só correr no próximo dia 2 para usar a verba para produzir encontros alegres e gratificantes com o cascalho que chega em boa hora.

226 thoughts on “APOSENTADORIA EM 30 MINUTOS DEPOIS DE 60/65 ANOS

  1. MAIS QUEM NUNCA CONTRIBUI MESMO ASSIM SERÁ APOSENTADO? MINHA MÃE TE 63 ANOS. E NUNCA CONTRIBUIU, COM ESA LEI PODE APOSENTAR? AGUARDO A RESPOT.

  2. Mônica,

    Se sua mãe nunca contribuiu, a aposentadoria por idade se dá aos 65 anos, através de um benefício chamado BPC (Benefício de Prestação Continuada). Informe-se no INSS mais próximo de sua casa.

  3. Minha mãe contribuiu uns 8 anos e já está com 67 anos. Será que ela consegue se aposentar agora ou tem que completar os 13,5 anos ou 15 anos de contribuição.

  4. Será que vai funcionar mesmo ou so é propaganda enganosa a ´posentadoria em 30 minutos quero ver pra crer novembro vem ai.

  5. Companheiro Cristiano (que não é Ronaldo),

    Para tirar esta dúvida, você pode agendar uma consulta ao INSS mais próximo da sua casa pelo telefone 135 e solicitar uma senha para o serviço social ou para o tira-dúvidas.

    Valeu!

    José Marques,

    Novembro chegou, se foi, dezembro, cá estamos em Janeiro, e o sistema, apesar de ainda precisar de ajustes, funcionou! Leia a notícia na Agência Brasil, clicando abaixo:

    http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/01/07/materia.2009-01-07.9467677369/view

    Abraços!

  6. Olá
    Minha mae contribuiu 12 anos e está hoje 60 anos , com essa nova lei
    ela já pode aposentar ou precisa esperar para pagar o restante ?
    Obrigado

  7. Comapanheira Ilda,
    A mesma resposta que demos acima ao Cristiano:
    Para tirar esta dúvida, você pode agendar uma consulta ao INSS mais próximo da sua casa pelo telefone 135 e solicitar uma senha para o serviço social ou para o tira-dúvidas.
    Valeu!

  8. aposentadoria por idade, as informações acima, nao estão bem clara,pois, deveria constar que para aposentadoria pr idade 60/65,deverá apresentar alem da carteira de identidade. documentos que comprove o recolhimento ao INSS, durante 15 anos ou não é obrigatorio ,pode se aposentar sem o devido recolhimento?,aguardo respostas.

  9. Hélio,

    A informação provém diretamente da agência oficial do governo, e na notícia há a informação de que não é necessário levar comprovação, pois todos os dados serão resgatados via CNIS, que é o sistema do INSS. Qualquer dúvida quanto a casos em particular, favor contactar o INSS no fone 135.

    Abraços!

  10. olha eu to tentando arrumar os papeis da aponsentadoria do meu pai que ja tem 65 e nao consigo pois estao me pedindo guia de gado ,comprovante que é um fazendeiro ativo ,porque vcs nao esplicam melhor isso tudo. aquardo resposta pois ja fui no inss e nada. ludimila

  11. Conheço uma senhora de 60 anos que nunca contribuiu, não tem renda alguma e nem familia, ou seja, esta a beira da mendicância, pois, será despejada do quarto onde mora. Nesse caso, ela tem direito a algum beneficio?

  12. Ludimila,

    Quanto a situações específicas, o melhor é procurar o serviço social do INSS de sua cidade. Lá, o profissional poderá te atender com calma e tirar todas as dúvidas sobre os documentos exigidos.

    Abraços!

    Lauridane,

    Existem dois benefícios sociais federais: o BPC (Benefício de Prestação Continuada), e o Bolsa Família. Mesmo que a pessoa em questão não tenha filhos ou família, ela pode sim requerer o Bolsa Família, por não ter renda. No caso do BPC, a idade é de 65 anos, mas dependendo da situação, pode-se abrir uma exceção, no caso de doença, por exemplo. Há ainda a possibilidade de algum benefício estadual ou municipal, dependendo da cidade em que a pessoa resida.
    De qualquer forma, sugerimos procurar o INSS ou o CRAS (centro de referência da assistência social) mais próximo da residência desta senhora.

    Abraços!

  13. Olá, Gostaria de saber mais sobre a aposentadoria… minha mãe já tem 70 anos e ja deu entrada duas vezes para aposentadoria a qual vieram negadas… Meu Pai é aposentado e recebe decimo e por isso eles alegam que ela não pode ser aposentada, isso realmente existe?

  14. Companheira Ana,

    Se a sua mãe nunca contribuiu para o INSS, ou não tem o tempo mínimo de contribuição, que é de 12 anos, ela só pode se aposentar via BPC, que é um benefício que paga um salário-mínimo, sem direito a 13o, para quem tem renda familiar inferior a 116. Se o seu pai é aposentado, é bem possível que a sua mãe não tenha direito ao benefício, pelo critério acima.
    No entanto, se ela tem tempo de contribuição suficiente para requerer a Aposentadoria, pode e tem direito a fazê-lo.

    Na dúvida, procure o serviço social do INSS ou um CRAS próximo de onde você reside, com a documentação dos seus pais, para análise.

    Abraços!

  15. Meu irmão com 63 anos, nunca contribuiu para o INSS. Sempre trabalhou no sítio do meu pai numa economia de subsistência.
    Meu pai faleceu. O sítio está com ITR muito atrasado. Eu tenho que ajudá-lo constantemente.
    Por favor, me respondam:

    1- Tem o meu irmão o direito a uma aposentadoria pela lei dos trabalhadores rurais? A dívida do sítio poderia impedir que ele se aposentasse? (Não foi feito pedido de inventário para que os filhos e a mãe tivessem o efetivo título de propriedade). Com 60 anos pela lei ele poderia aposentar, como? Ele não tem nada móvel e nem imóvel.

    2- Aos 65 anos ele poderá se aposentar pelo Benefício da Prestação Continuada? Precisa de advogado para protocolar junto ao Inss?

    Se vocês puderem me ajudar, eu vou ficar muito feliz. Quando eu me dirijo aos departamentos próprios de informações, eles me perguntam tanta coisa que se eu fosse responder a todas, gastaria muito tempo. É sempre confuso.

    Obrigada

  16. Lory,

    Quanto à aposentadoria para trabalhadores rurais, seria mais eficaz consultar um especialista, que pode ser inclusive o serviço social do INSS, ou de qualquer CRAS no seu município. Não esqueça de levar toda a documentação do seu irmão.

    Quanto ao Benefício de Prestação Continuada, não é necessário advogado. O próprio beneficiário pode entrar com o pedido, e se precisar de orientação, pode buscá-la nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS. O BPC pode ser solicitado por qualquer pessoa, que não tenha ganhos acima de 1/4 do salário-mínimo por pessoa da família, e que tenha 65, independente do gênero.

    Você pode também verificar se ele está no perfil para o Bolsa Família.

    Abraços!

  17. Olha, vocês estão de parabéns por manterem esse site, funcionando bem e com respostas rápidas, naquilo que vocês podem esclarecer. No caso acima, da Ana, imagino o quanto ela batalhou para enfim, saber que o motivo era o 13o.

    Se o INSS tivesse um site para responder rapidamente a todas as perguntas relativas a aposentadoria, acho que a fila dos postos diminuiria bastante, e muita gente não perderia tempo.
    ex.Deve-se ligar para o no. 135 e pegar uma senha, marcar uma horário, antes de se dirigir ao INSS para requerer aposentadoria . Poderiam também manter uma cartilha com todos os passos e tipos de aposentadoria possíveis; das possibilidades, das impossibilidades…etc. Muita gente está tendo acesso a internet.
    Por outro lado, acho que cidadezinhas do interior não tem pessoas suficientemente treinadas. Eles sabem só o básico sobre aposentadoria. Saiu disso, eles não sabem mais nada. Os funcionários da categoria podiam ser reciclados. É triste isso.
    Meu irmão, morando em sítio, quando se dirige à cidadezinha mais próxima é só um quebra-cabeça. Vai à Capital, gasta o que não tem e volta pra casa sem resolver nada. É fácil se aposentar quando você tem a idade exigida e os documentos pertinentes. Eu vou explicar, se esse site me permitir falar mais….
    PS> Eu moro em são Paulo e o meu irmão em Alagoas, é longe né? rsrsrsrs!!!

  18. minha mãe tem 62 , nunca contribuiu, se ela começar agora ela tem vantagem , ou melhor ela procurar esse beneficio de presta~ção continuada.

  19. meu pai deu entrada por idade só que ele ja foi três vezes e agora mandaram ele esperar uma carta em casa só que até agora nada chegou pra ele.me expliquem como ele deve fazer? porque tenho quase certeza que isso de sair aposentadoria em 30 minutos é uma furada.

    1. Angelo,

      O processo de aposentadoria do seu pai deve estar sob análise. É que nem todos os processo podem ser examinados através do sistema eletrônico do INSS. Existem registros, como os de trabalho informal, ou de trabalho na agricultura, que são físicos, e não foram digitalizados.
      Se o INSS pediu que ele aguardasse a carta, é porque o processo foi iniciado. A carta será justamente a deferição ou não do processo. E se for deferido, ou seja, a aposentadoria for aceita, ele receberá inclusive os atrasados, a partir do dia em que pediu a aposentadoria.
      Há também a possibilidade do seu pai não ter contribuído o suficiente para se aposentar. Neste caso, ele receberá o BPC, que é o benefício de um salário-mínimo para todas as pessoas acima de 65 anos, e não é considerado aposentadoria. Este processo é mais demorado, e não está no sistema do INSS, por isso não está contemplado no prazo de meia-hora. Informe-se se o seu pai realmente vai se aposentar, ou se requereu o benefício do BPC.

      1. Tremenda cara de pau,piadas de mau gosto.Anunciar para todo mundo que no Brasil,temos disponivel este tipo de aceso e serviço disponibilizado,sendo que o sistema,ou nao foi implamtado ou tem falhas das mais diversas.Aposentadoria em trinta minutos so para parlamentar e outros apadrinhados,ainda na logica deles com correiçao salarial pra cima,para o povao e desculpas e tome cha de cadeira.Quando e que este sistema realmente vai funcionar,e se funcionar primeiro se adequa a nossa realidade,e depois se fas as propagandas, se nao funciona e porque alguem nao quer que isso aconteça,tecnologia existe perfeita ,mas so pra arecadar,pra distribuir e isso ai???????????????????????????

  20. o inss disse que so contribui 11 anos, preciso saber quanto tenho que pagar. Pois tenho um processo na justiça ou seja na vara trabalhista de Barueri-Sao Paulo.Gostaria de saber se conta tempo. obrigado!

    1. Flamarion,

      Se você contribui 11 anos, falta apenas um para que você atinja a carência mínima que o INSS pede. Quanto ao processo na justiça, acreditamos que deva-se aguardar o desfecho. Mas o ideal é procurar o serviço social do INSS para verificar qual o valor que falta pagar para cumprir a carência mínima e dar entrada na aposentadoria.

    1. João,

      O BPC, Benefício de Prestação Continuada é um benefício do governo federal que concede um salário-mínimo por mês, sem direito a 13o, a todos os idosos maiores de 65 e que não possuam outros benefícios. Até onde sabemos, o governo federal não disponibiliza dois benefícios para uma mesma família ou pessoa. Mas em caso de dúvida, procure o serviço social do INSS.

    1. João,

      A sua esposa terá direito ao BPC se não for sua dependente e quando chegar aos 65 anos. Com menos de doze anos de contribuição, não se pode aposentar.

    1. Selma,

      Sua sogra, dependendo da renda familiar das pessoas que moram com ela, pode requerer o BPC, que não é uma aposentadoria, mas um benefício para maiores de 65, dentro dos critérios de renda pré-definidos e que nunca tenham contribuído.

  21. Minha mãe tem 59 anos, quando ela conpletar 60 ela presisa de que para aposentar?
    Se ela não tiver contribuido ela pode contribuir os atrasados tudo?
    Ai ela aposenta imediatamente?

    1. Johermes,

      Sua mãe só se aposenta com 60 anos se tiver pelo menos 12 anos de contribuição. Caso contrário, deverá procurar o INSS para calcular o valor que falta para suprir essa carência. Sem isso, não há como se aposentar.

  22. Bom dia!Gostaria de saber se tenho direito ao auxilio doença,pois infelismente tenho nodulos pulmonares cronicos,diabetes,e sinusite,entre outras dificuldades,a pior de todas e falta de ar,ate mesmo para conversar.E se tenho o direito a o beneficio como proceder para adequiri-lo?

    1. José,

      Você deve conseguir um laudo com o seu médico, atestando a incapacidade produtiva, e agendar uma consulta no INSS para o Auxílio-Doença. Lembre-se de que você precisa estar trabalhando de carteira assinada para requerer o benefício.

    1. Johermes,

      O fato da sua mãe ter firma não interfere. O que conta é a contribuição dela. Se foi de no mínimo 12 anos, ela pode requerer a aposentadoria. O valor pago será calculado de acordo com a média das contribuições.

  23. Olá!
    Minha vó tem 73 anos, não possui CTP, porém trabalhou, mas não há como comprovar, e não foi trabalhadora rural. Ela recebe pensão por morte (do meu avô), no valor de R$510 (e tem um processo na justiça pra revisão de valores desde 2003), minha pergunta é:
    Ela tem direito a aposentadoria?

    Obs.: mesmo sem ter contribuido com a previdência e recebendo pensão?

    Desde já obrigada!

    1. Carolzita,

      Se sua mãe já é pensionista do INSS, não há como requerer outro benefício. O INSS não paga dois benefícios a uma mesma pessoa. Ela teria que optar entre receber a sua própria aposentadoria – caso tivesse direito – ou continuar recebendo a pensão.

    1. Manoel,

      Você deve procurar a agência do INSS mais próxima da sua casa, ou ligar 135, para agendar uma consulta para o seu pai. Daí, na data marcada, leve todos os documentos dele, e veja se será possível aposentá-lo.

  24. minha sogra quer se aposentar mais ela nunca contribuiu p/ inss tem a carteira de trabalho em branco ,pois nunca trabalhou fora de sua casa ,e agora?

  25. Luciene,
    Por regra, seu pai comemorará a aposentadoria no próximo aniversário, pois fara 65 anos, idade limite para a aposentadoria masculina.
    Se ele foi trabalhador rural, ele já deveria estar aposentado, pois a idade é 60 anos.
    Estas informações, assim como outras específicas, você pode ver no sítio da Previdência Social:
    http://www.previdencia.gov.br/
    Você também pode procurar uma agência do INSS.
    De qualquer forma, seu pai merece, já que a maioria das pessoas que nunca contribuíram com o INSS foram as que mais contribuíram com seu trabalho.
    Abraços afinados!

  26. agradeço muito por ter me respondido foi muito gentil;o inss de jaguarari-ba as pessoas não sabem dar nenhuma informção sobre a aposentadoria de 65 anos meu pai é lavrador e já deu entrada e a carta veio negada ; o que você aconselharia para fazer,minha mãe vai fazer 55 e paga o sindicato alguns meses, eles não tem renda nenhuma em casa só a ajuda dos filhos.Ajude-me por favor ficarei muito grata.luciene .

  27. Tenho uma dúvida!Minha mãe tem 62 anos e nunca contribuiu com o INSS será que é possível fazer essa contribuição de uma vez só, ou seja, pagando os 15 anos que é solicitado?

  28. oi gostaria de saber se uma mulher com 67 anos q nunca contribuiu tem direito a aposentadoria ou bpc ela nao tem ganho nenhum so o marido e aposentado obrigada

  29. Silvana,
    Estas informações, assim como outras específicas, você pode ver no sítio da Previdência Social:
    http://www.previdencia.gov.br/
    Você também pode procurar uma agência do INSS.
    De qualquer forma, tente, pois a maioria das pessoas que “nunca” contribuíram com o INSS foram as que mais contribuíram com seu trabalho.
    Abraços afinados!

  30. minha avo possui 65 anos e deseja se aponsentar mas no momento nao esta trabalhando e nao esta com a saude em perfeito estado devido ao seu emprego anterior.Gostaria de saber se com essa nova lei ela tambem pode se aposentar?? obrigada.

  31. Raquel,
    Estas informações, assim como outras específicas, você pode ver no sítio da Previdência Social:
    http://www.previdencia.gov.br/
    Você também pode procurar uma agência do INSS.
    De qualquer forma, tente, pois a maioria das pessoas que “nunca” contribuíram com o INSS foram as que mais contribuíram com seu trabalho.
    Abraços afinados!

  32. minha mae tem 64 anos nunca comtribuiu com inss ela tem direito da pozentaduria ela tem poblemas de saude quero saber se ela tem direito

  33. eu tem mais de 60 anos eu tenho 2 netos para cuida eu naõ tenho onde mora eu moro de favor eu como do k os meus fiho mimnda eu ficavo muito feliz se eu aposentase eu queria esa posentadoria só pra mim compra remedio eu ando muito doente por favor me ajude

  34. Meu pai foi soldado da borracha, mas nao requereu o beneficio, pois por desinformacao achava q nao teria direito, visto q ja recebia um beneficio do INSS, agora mas pai e falecido, e minha mae nao pode receber a pensao, pois o tal beneficio nao dava esse direito. Pergunto a voces, minha mae pode requerer a pensao do meu pai como soldado da borracha?

  35. Jucilene,
    para entrar em contato com um técnico que lhe daria uma resposta sobre essa questão, você terá que ir a uma agência do INSS ou entrar em contato com a Previdência Social:
    http://www.previdenciasocial.gov.br/
    Mas se contente com qualquer resposta; se acredita que sua mãe tem direito, vá atrás de seus direitos, inclusive, se for o caso, judicialmente. Não permita que os dependentes e descendentes dos soldados da borracha, tão ludibriados e injustiçados, sofram a continuação da injustiça.
    Abraços afinados!

  36. Olá ,nunca contribui ao inss e nem pude trabalhar porque tomo remedios fortes ,e nem passou pela cabeça de ningém em começar a contribuir. os remedios são para crises convulsivas.e gostaria de saber como posso começar a contribuir.
    Ou presciso ir até o inss.

    obrigado desde já
    aguardo resposta……………

  37. oi gente pelamor de deus mimda uma solucaõ para mim aposentar eu em 60ano e naõ consegui aposentar ainda eu moro de favor eu cuido de 2 neto eu dependo dos meus filhos eu preciso compra remedio poriço eu faço ese apelo para voceis deus e de ajuda em drobo quem pude mim ajuda

  38. Tenho 64 anos nunca trabalhei fora e gostaria de saber se posso ter uma aposentadoria. Aguardo uma resposta, obrigada Eliane

      1. Companheira Edja, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo número 135 e ter acesso as informações que precisa.

        Abraços!

    1. Eliane embora tarde depois de seis anos da sua publicação te respondo. Você já tem direito ao loas. Se já aposentou tudo bem se ainda Nao conseguiu vai la. Mas tem um detalhe a renda da casa Nao pode passar de um salario minimo. Se tem alguem q mora com VC e tem renda mais alta na HR de ir la Nao diga q mora com VC. Abraços Raquel

  39. Meu pai recebe pela previdência Social ( auxilio a idosos), ele vai tentar se aponsentar por idade no INSS. Gostaria de saber se o beneficio na previdencia privada será cancelado ou ele não tem direito a se aposentar pelo inss nesse caso. Ele contribui 20 anos para INSS.

  40. Minha mãe contribuiu durante 7 anos e 4 meses,
    gostaria de saber se ela tem direito a aposentadoria por tempo de contribuição.
    Gostaria também de saber se ela pode se aposentar por idade,
    ela possui 60 anos.
    Aguardo respostas.

  41. A MINHA MÃE TEM 63 ANOS E NUNCA CONTRIBUIU A PREVIDÊNCIA,POIS TRABALHAVA COMO DOMÉSTICA E NAQUELA ÉPOCA COMO TODOS SABEM NÃO SE ASSINAVA A CARTEIRA,ENTÃO SÓ O QUE EU QUERO SABER É SE QUANDO ELA COMPLETAR 65 ANOS PODERÁ SE APOSENTAR INDO NO INSS SEM BARREIRAS ?

    MUITO OBRIGADO POR SUA PACIÊNCIA .

    1. ja devia ido amigo pela nova lei ela ja devia esta recebendo seus beneficios basta ir ao proximo posto de inss com a carteira de indentidade e da entrada em menos de 30minutis ela estarar cadastrada para receber seu salrio minimo pela caixa economica

      boa sorte

  42. minha mae esta com 68 anos de idade so recebe peneficio social o que preciza se fazer para que ela receba a sua aposentadoria para ganhar o dinheiro coreto voçes são otimos filhos do senhor Deus me digão porque esta acontendo isso esses são o numero do nosso telefone aqui do estado do para na cidade de abaetetuba esse o o numero do nosso telefone 8197-1453 e esse e o outro 9152-5680 porfavor fação isso pela minha mae porfavor amen.

  43. Tenho 62 anos e quase 11 anos de contribuição previdenciária. Ainda luto pela aposentadoria proporcional (documentos em andamento no INSS/Rio). Tenho, diante do fato exposto, direto à aposentadoria por idade ou contribuição? Qual a melhor forma e a mais rápida?

  44. Faço 60 anos em 18.03.2011, tenho 173 meses de contribuição na carteira profissional mais, 09 meses de contribuição autônoma.
    Gostaria de saber se me aposento com 60 e como proceder.

  45. minha mae tem 61 anos de idade e nao é contribuinte da previdencia
    e nao consegue se aposentar . Eu queria saber com quantos anos se aposenta por idade no brasil ?

  46. MINHA MAE TEM 60 ANOS,NUNCA CONTRIBUIU,E TEM VARIOS TIPOS DE PROBLEMAS DE SAUDE, DE SABER COMO FACO PARA CONSEGUIR GOSTARIA DE UMA RESPOSTA POR FAVOR

  47. Boa tarde!Minha irma está com 61 anos e 8 meses e nao contribuiu, é obesa e está com muitas dificuldades para deambular…seria possivel o beneficio da previdencia?
    Obrigada.

  48. Tenho 65 anos e até agora não consegui me aposentar, pois o que me falam no INSS é que eu não tenho tempo de contribuição que é de 15 anos ou 180 meses. O que devo fazer?

  49. TENHO 63 E QUATRO MESES ANOS,E NÃO SOU CONTRIBUINTE DO INSS.GOSTARIA DE SABER,SE TENHO DIREITO EM APOSENTADORIA.ABRAÇO E OBRIGGADA

  50. MINHA MÃE TEM 65 ANOS E NUNCA CONTRIBUIU, POREM RECEBE A PENSÃO DO MEU PAI QUE FOI APOSENTADO POR INVALIDEZ, GOSTARIA DE SABER SE MESMO TENDO ESSE BENEFICIO PODE SE APOSENTAR POR IDADE.

  51. Minha mãe tem 64 anos, nunca contribuiu e tem alguns problemas de saúde como: obesidade, hipertensão, osteoporose,diabetes, já passou por um derrame (entre outras). A questão é? Teria ela como receber algum benefício social ou aposentadoria? O que devo fazer e que documentos serão necessários em caso de uma resposta positiva para ela.
    Grata pela compreensão,
    No aguardo por um retorno.

  52. BOM DIA MINHA MÂE COMPLETA 60 ANOS NO DIA 10 ELA NÂO POSSUI NENHUMA RENDA ,E NÂO TEM 15 ANOS DE CONTRIBUIÇÂO ELA PODE SE APOSENTAR OU PEDIR ALGUM BENEFICIO???? OBRIGADA

  53. Oi,meu Avô tem 84 anos e foi soldado da Borracha,Inclusive e deficiente desde jovem,ele perdeu uma perna carregando borracha nas costas,levou uma queda e o saco de borracha caiu encima da perna dele e quebrou tiveram que Amputar,porque na epoca naum tinha como ser socorrido devido morar muito longe.ele foi tentar se Aposentar como soldado da borracha e naum conseguiu porq ate um tempo atras era muito complicado,principalmente pra ele q e analfabeto e deficiente.como faço para recorrer sobre a Aposentadoria dele ele precisa muito,vive muito doente!!aguardo a resposta urgente!!obrigada!!!

  54. Boa noite! Minha mãe está completando 60 anos. Ela trabalhou por um pequeno período apenas com a carteira assinada. Isso, antes dos anos 80. Pelo que entendi, para ter o benefício da aposentadoria por idade, ela tem obrigação de ter contribuído no mínimo 15 anos, conforme a tabela da previdência à partir de 1991?

    Se puderem responder, ficarei imensamente agradecida.

    Tatiane

  55. boa tarde estou com 65 anos e8 meses tenho s- 6 anos de recolhimento naõ tenho saude ,mas naõ consegui aposentar sera que tenho como aposentar pela idade e saude?/ se me responder fico muito grata

  56. tenho 60 anos de idade,ñ tenho renda familiar, sobre-vivo de uma bolsa familia de 102,000 reais, nunca contribui . tenho direito a me aposentar?

  57. BOA NOITE!
    GOSTARIA DE SABER SE MINHA MÃE JÁ PODE SE APOSENTAR, AGORA EM JUNHO ELA FEZ 62 ANOS, MAS NUNCA CONTRIBUIU COM INSS.ELA É IPERTENSA E OUTRAS COISINHAS MAIS.OBRIGADA!

  58. boa noite .tenho 64 anos e nunca pude contribuir com o inss .. vivo dependente de meu filho ,que tbm tem familia ´pra sustentar.queria saber como posso fazer pra receber para receber uma ajuda pois sei que ñ chega aser uma aposentadoria mais sim uma ajuda para o idoso.

  59. Minha mãe tem 65 anos e falta dois anos, para contribuir ,no caso ela contribuiu 12 anos e meio.Ela pode receber se aposentar por idade?

  60. Minha mãe foi trabalhadora rural até 1971, agora ela tem 67 anos e nunca contribuiu para a previdência. Tem alguma coisa ou brecha na Lei que
    permita um direito à aposentadoria.

    obrigada

  61. pessoa do sexo feminino, com 65 anos completos, contribuiu 12 anos para a previdencia social, deseja se aposentar, a informacao obtida na entidade social, e de que ela tera de contribuir mais 2 anos, ou estar dentro do fator previdenciario desde 2.008, que e de 156 meses, agradeceremos a resposta do blog afinsofia

  62. ola minha mae tem 61 anos nunca contribuiu ao inss e analfabeta e trabalhou durante anos como diarista trabalhou tambem na roça tem ploblemas de coluna e preçao alta teria alguma forma de aposentala muito obrigado

  63. olá,meu pai tem 68 anos e tem dificuldades para trabalhar por causa
    de um acidente de carro,ele usa platina na perna e não pode ficar muito tempo em pé.ele pagou ate onde pode o INSS,mas, por não conseguir trabalhar, parou.ele pode conseguir uma aposentadoria?ele esta com problema de açúcar e de pressão.por favor me mandem uma breve e urgente resposta.

  64. minha sogra contribuiu 11anos depois teve problemas de saude e ficou um tempo recebendo alxilio doença mais nao tem mais. agora ela tem 60 anos e queria saber se pode receber aposentaduria por idade obrigada aguardo resposta.

  65. meu tio faz 60 anos dia 30 de abril,ele recebe seguro defeso ,quero saber se já pode adr entrada em sua aposentadoria

    1. Pq? no mínino ela deve ser casada,e o companheiro dela já recebe o benefício,pq minha querida é lei. com 65 anos já pode. boa sorte!!!

  66. ‘minha mãe tem 57 anos, e a vida toda trabalhou sem registro em carteira, gostaria de saber se ela tem direito aposentadoria por idade, se começar a contribuir agora até fazer seus 60 anos ‘

  67. minha mãe tem 64 anos e tem uma declaração que trabahou 15 anos na area rural ,ela tem direito da aposentadoria por rural?

  68. Minha maè vai conpretar 61 anos e ate agora nada da pensao ela foi no inss e nada eles falam que ela nao tem direito o que fazer.

  69. Meu sogro e minha sogra precisam se aposentar ela tem 64 anos trabalhou 10 anos na roca e nao tem nenhum registro em carteira ele tem 11 anos de registro e hoje paga a previdencia a 1 ano fas 65 em marco de 2013 sobrevive de uma venda de doces como faco para ajuda-los

  70. Eu paguei só uns 5 anos a aposentadoria quando era solteira, após isso nunca mais pude pagar a aposentadoria, ja completei 60 anos, tenho direito a aposentadoria por idade?O que fazer?

  71. Minha mãe tem 65 anos, nunca trabalhou. Será um sonho vê-la aposentada um dia! Mas nunca contribuiu com o INSS. Sei que é direito dela pela idade que tem. O que faço para que ela se aposente rápido e logo?,mesmo não ter contribuído esse anos todo? Obrigada!

    1. tenho 64 anos e trabalho como domestica na italia daqui nao tem nen um tel..que posso entrar em contato para informacao se consigo pagar agora o inss de uma vez so consigo me aposentar….por favor me respomda no meu email se e possivel atten…..

    1. Tenho 65 anos, nunca contribui, casei muito nova e naquela epoca as firmas nao resistrava,e agora tenho ainda oportunidade de me aposentar, guantos anos eu teria que pagar ,me responda por favor obrigado

      1. Estou fazendo 65 anos, já trabalhei de carteira assinada mas não tenho os anos exigido,, que faço para me aposentar? Não tenho renda nem uma.

  72. ola gostaria de saber a minha avo tem 65 anos e quebrou seus dois joelhos ela era pescadora profissional, mais depois que o marido faleceu ela possou a trabalhar com artesanato e contribui com inss fazem 2 anos com uma MEI ela pode se aposentar?

    1. Prezada Gláucia,
      Ligue para a Central 135 para se informações sobre o direito de benefícios.
      Abraços afinados

  73. ola minha mãe tem 55 anos e nunca pagou inss e não tem condiçoes de pagar tem como ela se aposentar assim mesmo

  74. tenho 60 anos cntribuir para inss 20 anos posso pagar o restante e me oposenta ou posso me aposenta sem paga o restante

    1. Recebo pensão do meu marido que faleceu e vou fazer 60 anos 07 de setembro esse ano de 2015
      E tenho 18 anos pago de INSS eu posso me aposentar por idade?

  75. ola nome Aurea, meu pai tem 67 anos ele tenta aposentadoria deste entao e ja contribuiu o periodo solicitado pelo inss foi negado entramos com recurso no dia 29/07/2013 e ate hoje dia 12/01/2014 ninguem sabe nos dar uma resposta sera que nao temos ninguem competente ae pra este caso porque e um direito do meu pai espero resposta urgente nr.. beneficio..161.953.505-7

    1. Tenho 64 anos falta dois anos para me aposentar. Trabalho de carteira assinada.
      Vou me aposentar por idade quanto será minha aposentadoria? Se pago mais que salário há mais de quatro anos.

  76. Minha mae trabalhou mais de 30 anos na zona rural e nunca contribuiu para o inss e hoje ela tem 64 anos e ainda nao aposentou ela nesse caso aposenta pelo fundo rural ou por idade? Aguardo resposta obrigado meu nome lucilene maria ambrosio

  77. Tenho 65 anos em20.11.20014,contribuiu mais de 16 anos.Que documentos preciso para me aposentar?

  78. Ola, gostaria de receber uma orientação.
    Minha mãe completa 65 anos e de contribuição apenas uns 2 ou 3 anos,gostaria de saber se ela tem direito a aposentadoria? pois meu pai que tem hoje 76 anos recebe beneficio por invalidez? existe a ´possibilidade dela receber algum beneficio? Agradeço se alguém puder me dar uma orientação !

    1. Companheira Gih Ramos ligue pra número de: 135 INSS. Pode ligar vão te dar toda informações e tira suas dúvidas sobre aposentadoria da sua mãe.

      Abraços Afinados.

  79. Boa Tarde,
    Tenho 60 anos, trabalho na iniciativa privada desde 74 em vários locais e em Estados diferentes, com alguns intervalos. Juntando o tempo que tenho, devo ter uns 18 a 20 anos. Tenho hoje 5 anos na mesma empresa. Qual a minha situação para aposentadoria?

    Atenciosamente,

    Ene

  80. eu não vou me aposentar nunca nunca nunca, segundo a lei minha mulher vai ter que me alimentar pro resto da minha vida e no dia que ela não quiser mais me da de comer vou ter que ir pra ceasa juntar fruta no chão se não quiser morrer de fome…tenho 66 anos já tentei de tudo na lei e não consigo porque não tenho os 15 anos de contribuição, só tenho 7…trambique eu não faço jamais.

  81. Gostaria muito de aposentar minha mãe. Como faço?pq ela nunca trabalhou e outra ela está doente. E tem 61 anos. Ela mora em Minas Gerais. ..

  82. minha mae tem 9 anos de contribuiçao e tem 63 de idade eu gostaria de saber se ela ja pode se aposentar sem ser por tempo de serviço aguardo a sua resposta o mais rapido possivel obrigado.

  83. Boa noite.
    Espero que possa me responder.
    Minha mãe tem 78 anos e 5 meses e contribui com o inss a 13 anos e 7 meses. será que ela consegue aposentadoria?
    agradeço pela resposta.
    DEUS ABENÇOE!

  84. Minha mae completa 65 anos agora em julho mas tem só tem 5d carteira asinda tem uma advogada cuidado dos papeis mas ate agora nada ok podemos fazer

  85. Minha avó tem setenta e dois anos e ela ainda não e aposentada pois ela sempre trabalho na roça sem registro em carteira sera que tem algum beneficio do governo que ela possa estar recebendo eu gostaria de saber

  86. Tenho 62 anos e gostaria muito de me aposentar sou artesã a mais de 20 anos e tenho muita vontade de me aposentar pode ser por idade?por favor me de um retorno obrigada

  87. Meu marido tem 70 anos A muitos anos atrás teve um comercio q não fechou Pagamos aluguel e ele ainda tem q trabalhar. Ele tem direito ao auxílio Loa

  88. Engraçado a minha mae ja tem 64 anos e fazem 2 anos que ela tá tentando e nada…palhaçada fazerem isso com as pessoas.

  89. Zilda Maria Santos Bueno. Gostaria de saber se tenho direito á aposentadoria por idade:Tenho 62anos.Trabalhei durante cinco e quatro meses de carteira assinada.

  90. Como fazer para me aposentar tenho 62anos trabalhei , poucos anos de cartera registrada , nao tive condições de pagar e agora quero me aposentar como devo fazer.

  91. Sou amasiada com com um aposentado a mais de dois anos, porem ele é separado a 18 anos e não é desquitado.
    Minha pergunta é como a lei me ampara nessa situação, caso ele venha a falecer, tenho direito a aposentadoria dele?

  92. Meu irmão tem 60 anos, e pela lei ainda faltam 9 anos pra ele se aposentar, porém ele é alcoólatra e está invalido, muito doente.
    Existe exceção diante dessa situação?

  93. Olá, minha sogra tem 8 anos que fez contribuição e a quase 12 anos não contribuiu ela tem 63 anos será que ela conseguiria se aposenta. Ouvi falar tbem de uma aposentadoria pelo cras será que ela conseguiria em algum programa só governo.

  94. tenho 65anos de idade e 33 anos de contribuição,posso me aposentar por idade,uma vez que nãome sinto bem de saúde.

  95. Eu tenho uma tia q ta com poblema no sangue e tenhe 63ano ,ela lavaba roupas pras pessoa pta poder sobreviver,so q agora ta parada devido essa doenca dela,a pergunta e,..eu posso da entrada no inss pra ela receber um Auxilio doenca,?mais tem um porem ela nunca contribuiu com inss,o q faco?

  96. Tenho 59 anos e tenho 192 meses de contribuição( o requisito necessário é 180 meses). Minha pergunta é: preciso continuar pagando para que no próximo ano eu entre com pedido de aposentadoria com 60 anos??? ou posso suspender o pagamento?

  97. Tenho 58 anos trabalhei 8 anos com contribuição em Portugal e pouco mais de 12 anos no Brasil. Posso pedir aposentadoria no Brasil por tempo de contribuição ou qual forma? como será realizada a conversão dos valores das contribuições em Portugal?
    Grata

  98. Quando eu tiver 65 anos, vou conferir o que eu acabei de ler. Fiquei sabendo que demora um monte de anos pra chegar a ponsentar, depois que dá entrada na aposentadoria. Ver pra crer

    1. sou homem completo 65 anos em maio 2017 e tenho 18anos de contribuição mas antes recebia beneficio por invalidez que foi cessado em abrilde 2016 tenho direito aposentadoria

  99. Boa noite, Por favor, gostaria de saber como faço para me aposentar. Tenho 60 anos, trabalhei dos 18 até os 36 anos no Brasil, Mudei para Portugal há 25 anos. Como devo fazer para me aposentar? Desde já obrigada.

  100. Eu preciso mim aposenta tenho 61 anos moro sozinha, o que faço. Trabalhei em casas de famílias a muito tempo, mas nunca assinaram minha carteira, e também trabalhei em fábricas mas por pouco tempo, tou em tratamento de saúde,. O meu nome é Sônia Negreiros. Posso mim aposenta por idade.

    1. EU TENHO 60 ANO SÓ PAGUE 3 ANO DO INSS EU POSSO DA ENTRA NA MINHA APOSENTADORIA POR IDADE Ñ TENHO NADA DE PAGO NA CARTEIRA DE INSS SÓ PAGUE 3 ANO DO INSS POSSO APOSENTA SÓ PELA IDADE

  101. faço 60 anos dia 20.04.2018. e 29 anos e 10 meses trabalhados. posso pedir a aposentadoria no administrativo
    nadir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *