Olha o navio negreiro nas ondas do mar

Vamos saravá nossa mãe Iemanjá

Olha o navio negreiro nas ondas do mar

Vamos saravá nossa mãe Iemanjá 

Oferenda nas Águas 01 por você.

Clique nas fotos para ampliá-las.

Segunda-feira passada, dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas, todos os anos Mãe Emília de Toy e Lissá e Mãe Orny da Oxum Opará se reúnem, juntamente com seus filhos, e atravessam o Rio Negro rumo a uma das praias do outro lado do porto da Manaus Moderna, para fazer a oferenda nas águas para Nossa Senhora da Conceição, que, sincretizada nas épocas em que as religiões afro eram proibidas, antes e depois de abolida a escravidão, era cultuada como Oxum e Iemanjá.

Oferenda nas Águas 02 por você.

1x1.trans - OFERENDA NAS ÁGUAS PARA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, OXUM E IEMANJÁ      1x1.trans - OFERENDA NAS ÁGUAS PARA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, OXUM E IEMANJÁ

1x1.trans - OFERENDA NAS ÁGUAS PARA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, OXUM E IEMANJÁ    1x1.trans - OFERENDA NAS ÁGUAS PARA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, OXUM E IEMANJÁ 

Oferenda nas Águas 05 por você.

Enquanto o barco Jesus Cristo cruza o Solimões, enquanto as pessoas se deleitam com a vastidão das negras águas, deleitando-se com a paisagem natural, apreciando os bandos de pássaros que passam voando, a mesa vai sendo posta com todas as comidas (ageuns), bebidas, axés, para a travessia ser abençoada pelas santas homenageadas. 

Oferenda nas Águas 08 por você.

 

Oferenda nas Águas 12 por você.

Mãe Emília nos falou de todos esses anos que prepara essas oferendas e leva para entregar a essas santas com tanta devoção e sinceridade:

Esse ritual, já estão com mais de 45 anos que eu faço esse ritual, toda essa data, mesmo antes de eu ter feitura eu já tinha essa tradição de louvar Oxum, na água salgada Iemanjá, e Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas. Então nós fazemos toda essa cerimônia, essas oferendas, em homenagem a ela. A gente faz jejum à noite, pra poder ir de manhã sem tomar café. Essa tradição já vem dos pais de santo antigos da Umbanda, que caminhavam comigo, que hoje já estão com Deus, e eu continuo fazendo. Nós preparamos todas as oferendas, chamamos os jeuns todos, os axés, e levamos os amalás dos santos. Todas essas oferendas nós levamos para entregar a Oxum, a Iemanjá. Então nós fazemos esse ritual homenageando nossa padroeira, Nossa Senhora da Conceição.

1x1.trans - OFERENDA NAS ÁGUAS PARA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, OXUM E IEMANJÁ 1x1.trans - OFERENDA NAS ÁGUAS PARA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, OXUM E IEMANJÁ 

Oferenda nas Águas 09 por você.

Quando a praia foi cuidadosamente escolhida, todos desembarcaram do outro lado de Manaus, levando os preparativos, todos os materiais, comidas, bebidas, jóias, essências das santas. 

Oferenda nas Águas 15 por você.

1x1.trans - OFERENDA NAS ÁGUAS PARA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, OXUM E IEMANJÁ        1x1.trans - OFERENDA NAS ÁGUAS PARA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, OXUM E IEMANJÁ

E quando o tambor soou, Mãe Orny e Mãe Emília puxaram as rezas, os filhos passaram aos preparativos da mesa, que ficou maravilhosa, com todas as oferendas que Oxum e Iemanjá gostam de receber todos os anos.

1x1.trans - OFERENDA NAS ÁGUAS PARA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, OXUM E IEMANJÁ       1x1.trans - OFERENDA NAS ÁGUAS PARA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, OXUM E IEMANJÁ

Oferenda nas Águas 19 por você.

Iabalô, Iabalô, Iabalô

Iabalô todo povo de Nagô

Minha mãe Iemanjá

Vem salvar terreiro

Rufa tambor

Povo do mar chegou 

Oferenda nas Águas 22 por você. 

Oferenda nas Águas 25 por você.

Todos escreveram seus pedidos e botaram dentro do balaio ou dentro da canoa. Como disse Mãe Emília: “Você faz os pedidos com uma boa intenção, com certeza, aquilo que você deseja, se você pedir com fé, você tem êxito.” 

Oferenda nas Águas 21 por você.

Quem não podia deixar de comparecer é Dona Pátria de Oliveira Cabral, “Brasil e Portugal”, como ela brinca, que recebe em sua cabeça Seu Raimundo Viramundo, a qual completara no dia anterior, dia 7 de dezembro, 88 anos de idade, sendo 80 de religião. Quando ela chega, as águas se agitam, é Seu Viramundo se aproximando…

Oferenda nas Águas 23 por você.

Terminados os preparativos, enquanto o sol da manhã subia, os rituais começaram, o tambor foi então acompanhado do agogô e do repique, preenchendo ainda mais o espaço antes silencioso com o toque, as rezas e as danças do Tambor de Mina Jeje Nagô. 

Oferenda nas Águas 26 por você. 

Oferenda nas Águas 24 por você.

1x1.trans - OFERENDA NAS ÁGUAS PARA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, OXUM E IEMANJÁ 1x1.trans - OFERENDA NAS ÁGUAS PARA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, OXUM E IEMANJÁ

Eu fui à beira da praia

Pra ver o balanço do mar

Eu vi um recado na areia

Me lembrei da sereia

Comecei a chamar

Ô, Janaína vem ver

Ô, Janaína vem cá

Receber tuas flores

Que eu vim te ofertar 

Oferenda nas Águas 29 por você. 

Oferenda nas Águas 30 por você.

E então Mãe Orny recebeu Mamãe Oxum, que, com toda a sua beleza, veio receber seu banho de rosas e suas oferendas, deitando suas bênçãos a todos os presentes, por mais essa homenagem sincera que todos ali lhe prestavam. 

Oferenda nas Águas 38 por você. 

Oferenda nas Águas 39 por você.

Deixamos aqui as palavras que pegamos de Mãe Orny sobre a organização dessas oferendas, que são feitas todos os anos.

Hoje realizamos mais uma obrigação, obrigação das águas, dia 8 de dezembro, dia de Mamãe Oxum, estamos realizando mais esse evento, que realizamos todos os anos. É o décimo ano já que realizamos, uma festa bonita, cheia de axé, cheia de força e vibrações, onde homenageamos as nossas iabás, louvamos os nossos encantados, e assim estamos levando a nossa missão. Essa imagem é de Nossa Senhora da Conceição. Nós usamos a imagem dela representando a nossa Oxum, que é a deusa das águas doces, assim como também comemoramos Iemanjá, que é a deusa das águas salgadas. Aqui, como predomina mais a água doce, homenageamos Oxum, que minha mãe também.

1x1.trans - OFERENDA NAS ÁGUAS PARA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, OXUM E IEMANJÁ     1x1.trans - OFERENDA NAS ÁGUAS PARA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, OXUM E IEMANJÁ

Oferenda nas Águas 42 por você. 

Oferenda nas Águas 43 por você.

As entidades continuaram baixando, e a roda entoava as rezas e dançava cada vez mais animada com o axé que tomou conta da areia da praia. Mãe Emília já havia recebido Dona Mariana, que animou ainda mais a roda com sua alegria e sua beleza.

Oferenda nas Águas 44 por você.

1x1.trans - OFERENDA NAS ÁGUAS PARA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, OXUM E IEMANJÁ 1x1.trans - OFERENDA NAS ÁGUAS PARA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, OXUM E IEMANJÁ

Oferenda nas Águas 46 por você.

O seu pai lhe deu um livro

Que não fecha noite e dia

Para escrever o nome

Da donzela da Turquia

http://farm4.static.flickr.com/3086/3099904094_a0ae30ff14.jpg

1x1.trans - OFERENDA NAS ÁGUAS PARA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, OXUM E IEMANJÁ     1x1.trans - OFERENDA NAS ÁGUAS PARA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, OXUM E IEMANJÁ

Então chegou a hora da distribuição do delicioso e santificado amalá, que, como explicou-nos Mãe Emília, nós estamos comungando da comida com o santo, com muito respeito, com muita sinceridade. Os filhos formaram fila e todos receberam nas mãos a comida que Dona Mariana e Mamãe Oxum lhe entregavam. 

  Vamos comungar com Deus

Na mesa da comunhão

Sete espadas, sete sinos

Sete sinos Salomão

Oferenda nas Águas 53 por você.

Oferenda nas Águas 52 por você.

 Amalá de Oxum, Amalá de Oxum

Eu te ofereço Mamãe Oxum teu Amalá

Oferenda nas Águas 54 por você.

Depois se ajoelharam frente à mesa posta na areia da praia e fizeram seus pedidos e agradecimentos a tudo que os santos lhe auxiliaram no ano que finda, enquanto comiam o amalá.

Oferenda nas Águas 56 por você.

Amalá de Oxum, Amalá de Oxum

Eu te ofereço Mamãe Oxum teu amalá

Oferenda nas Águas 55     Oferenda nas Águas 36

Oferenda nas Águas 57 por você.

Depois as santas passaram a distribuir suas frutas, e todos comeram diversas frutas naturais abençoadas pelas entidades.

 Oferenda nas Águas 58 por você.

Oferenda nas Águas 59 por você.

A animação continuou na roda, e ainda outras entidades vieram receber as homenagens e deixar suas bênçãos aos filhos ali presentes.

Oferenda nas Águas 60 por você.

Oferenda nas Águas 61 por você.

Ô gaivota, gaivota não se espante

O meu barquinho, meu barquinho a navegar

Cortando as ondas, Filha do Mar

Sou Mariana, sou marinheira

Que já vou pras ondas do mar

Oferenda nas Águas 62 por você.

Flor, que também fizera aniversário no dia anterior, dia 7, recebeu a Princesa Janaína, que gostou da areia da praia e de ver todos ali alegres na crença da religião.

Oferenda nas Águas 63 por você.

As champanhas foram abertas e o bolo dos aniversariantes foi distribuído fartamente, e receberam os parabéns Flor, Dona Pátria e Mãe Orny.

Oferenda nas Águas 64 por você.

Oferenda nas Águas 65 por você.

Finalmente chegou o momento de levar a bela barquinha para as águas do Negro, para entregá-la para Mamãe Oxum por todas as realizações que ela fez para as mães e filhos de santo que ora retribuem com sinceras oferendas.

Oferenda nas Águas 66     Oferenda nas Águas 67

Oferenda nas Águas 72 por você.

Oferenda nas Águas 68 por você.

Oferenda nas Águas 74 por você.

Oferenda nas Águas 73 por você.

Ô silêncio na praia, meus filhos

É hora de louvar Senhora

É hora de louvar Senhora

Mãmãe ajuntou seu povo

Para louvar Senhora

Para louvar Senhora

Mãmãe ajuntou seus filhos

Para louvar Senhora

Para louvar Senhora

Oferenda nas Águas 71 por você.

Oferenda nas Águas 75 por você.

Oferenda nas Águas 76 por você.

Oferenda nas Águas 78 por você.

Oferenda nas Águas 77 por você.

Depois que a barquinha já seguia pelo curso das águas negras do rio, foi realizado então um descarrego, onde as pessoas tomaram banhos de ervas e receberam diversas essências purificadoras, para trazer alegria, felicidade, prosperidade e muitos outros pedidos.

Oferenda nas Águas 79 por você.

Oferenda nas Águas 81     Oferenda nas Águas 80

Todos voltaram para o barco regozijados, espiritualmente leves desta maravilhosa oferenda; mas no barco a alegria continuou no som do tambor tocado por seu Manuel e nas rezas melodiosas, que todos, mães, filhos e santos entoam com respeito, devoção e beleza.

Oferenda nas Águas 82 por você.

Oferenda nas Águas 83 por você.

Eu ganhei uma canoa

Na praia de Ribamar

Quer ir mais eu, vamos

Quer ir mais eu, vamos

Quer ir mais eu

Para me ajudar a remar

Oferenda nas Águas 85 por você.

Oferenda nas Águas 84 por você.

Com certeza Mamãe Oxum, Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição lançaram suas bênçãos aos filhos que tão formosa homenagem lhes prestaram. Um maravilhoso ritual de beleza para os olhos e comunhão para a alma de todos que acreditam ou simpatizam com todo o vigor e riqueza das autênticas religiões afro-brasileiras. Magnífico!