ANIVERSÁRIO DE MANAUS PROVA 339 ANOS?

Quando a cidade de Manaus, supostamente, fez 300 anos, ocorreu uma tertúlia histórica hilariante. Alguns professores de História na época não haviam historiadores nas terras dos Manaós , como a professora Neuza Ferreira, levantaram a questão do erro da data comemorativa. Manaus ainda não chegara ao 300tão. Alguns professores manifestaram também suas opiniões, uns afirmando que sim, e outros que não. O certo é que nunca ficou resolvida a tertúlia histórica. Não se sabe se a razão é a falta de pesquisa porque ainda não existem historiadores em Manaus capazes de mudarem os métodos para um conceito mais cartográfico dos acontecimentos como emergências de novas forças, mas o certo é que as comemorações continuam com a data dos 339 anos.

A CARTOGRAFIA DE UMA CIDADE

O filósofo Sartre chamava de Ilusão Biográfica “acreditar que uma vida vivida pode assemelhar-se a uma vida contada”. Nos supostos 339 anos de Manaus, cabe Sartre. Nada muda ter ou não ter esta idade histórica oficial, ou não. Nada muda com todos os ufanismos telúricos enrolados entre risos e lágrimas de salões. Nada muda com a encenação ostentadora do Teatro Amazonas. Cenas com o povo excluído. O que faz mudar são acontecimentos como emergência do novo produzido pelos entrelaçamentos das forças antagônicas dos discursos. O quase nada que Manaus vive, aí sua preocupação em só poder contar sua vida, e não poder confirmar em seu corpo sua vivência-acontecimento.

Uma cidade não é uma física Geo-Política distribuída em corpus econômico, administrativo, social. Uma cidade se faz corpo em seu discurso-desejo pluralidade dos semelhantes. O que cria as ocasiões, os fatos, os acontecimentos como realidade social, benefício de todos. As ações dos elementos materiais e imateriais (espaços construídos) que interpelam os habitantes como fluxos históricos, arquitetônicos, estilísticos funcionais promovendo a alegria afetiva e cognitiva (Guattari). O que pontua as ocorrências reais como tempo cartográfico: devires político, estético e ético. Não contagem ficcional tirada do modelo perpetrado e apresentado pelos governantes. Excludente dos habitantes. O efeito 339 anos de Manaus. Tempo dolorosamente concebido pela memória que não teve a população como fator criador de uma cidade.

Manaus, sem cartografia de desejos poiéticos, foi sempre um passeio retilíneo sem ondulações ontológicas, promovido por todos que a seqüestraram e a mantiveram em cativeiro. Sempre em nome da democracia. Cada tempo de eleição é a corrida para o assédio vampirante de Manaus, e ela sem poder produzir fabulosos monumentos-ativos (Nietzsche) seqüestrada que está nos interesses biográficos narrativos. A dissipação do real político como sintoma dominante nos poderes parlamentar e executivo.

Concebida desta forma, Manaus não carrega acontecimentos-habitantes, só narrativas-governantes; sendo assim, os professores de história tinham razão: Manaus se perdeu nos anos. Não possui tempo “vida vivida”.

Acesse também:

PARABÉNS, MANAUS!

O OLHAR DE GLAUBER ROCHA SOBRE TUA TRISTEZA PERMANECE NO SEGUNDO MILÊNIO…

**********************************

MANAUS, MANAUS, MANAUS… DESPERTA, MANAUS!

14 thoughts on “ANIVERSÁRIO DE MANAUS PROVA 339 ANOS?

  1. Com certeza ha uns vinte ou trinta anos,retrospectivamente a qualidade de vida foi bem melhor,para uns e otima para outros.Mas ai alguns governantes e ex acharam melhor se mudar para ilhas do rio de janeiro,vindo aqui so para criticar e pegar nossos votos,e posteriormente voltar.E como sempre sen bons progetos,a cada ano eleitoral voltam novamente.Quando o progeto e bom,logo encontran apoio suficiente para que so fique no papel criando polemicas,quando e ruin e tem varios outros engatados atras como os gatilhos do sarnei e a pec dos veradores e aprovado,essas e outras e que fas Manaus feia,mas a nossa cidade sen duvida e de uma beleza de infindavel exuberancia e riquezas naturais, rios e matas e pela cultura diferenciada de povos habitantes originariamente ,outros vindos de estados diferentes do brasil.Parabes sempre Manaus.

  2. Concordo com imagens de Manaus antes e agora. Possuo um grande acervo de imagens de Manaus Antiga, se interessar posso ceder ao site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *