CORTEJO NO ILÉ AŞÉ DO PAI-GEOVAŅO DE AJAGÙNNỌN

Atendendo a pedidos de leitores desse bloguinho, postamos aqui o primeiro trabalho que realizamos sobre o Candomblé, trata-se de um Cortejo, seguido de um toque no terreiro do Pai Geovano em 09 de junho deste ano de 2007.

1x1.trans - CORTEJO NO ILÉ AŞÉ DO PAI-GEOVAŅO DE AJAGÙNNỌN
Clique nas fotos para ampliá-las

Foi lá na IV Etapa do Jorge Teixeira, já na extremidade com o Valparaíso. Começou com um almoço servido aos convidados, seguido de rezas e cantos como preparativos/produções para o acontecimento singular: o cortejo para levar Oxaguiã (Ògiyán) e seu ibá para o novo terreiro. Oxaguiã é uma das qualidades de Oxalá, “é um santo jovem e guerreiro, que luta pelo aparecimento de coisas novas e boas”, explica-nos o jovem candomblecista Douglas de Souza.

1x1.trans - CORTEJO NO ILÉ AŞÉ DO PAI-GEOVAŅO DE AJAGÙNNỌN

Após o cortejo, a energia dos candomblecistas continuou em cima, o batuque dos atabaques e a batida dos agogôs soaram no terreiro e puxada pela potente voz de Pai Geovano (ao centro, na foto acima) formou-se a roda de Candomblé: cerca de três horas de cantos, rezas e danças para louvação de vários santos do terreiro, enquanto a bandeja de delicioso mingau circulava como comida do santo para os convidados.

1x1.trans - CORTEJO NO ILÉ AŞÉ DO PAI-GEOVAŅO DE AJAGÙNNỌN1x1.trans - CORTEJO NO ILÉ AŞÉ DO PAI-GEOVAŅO DE AJAGÙNNỌN

Depois de tudo isso, Pai Geovano ainda nos atendeu com simpatia e conversou com lucidez sobre alguns assuntos que dizem respeito às vivências candomblecistas: como, por exemplo, a desinformação que leva à formação de preconceitos e deturpações com relação ao Candomblé; sobre o trabalho dele e dos filhos em estudos e pesquisas, principalmente sobre a língua Yorubá presente nos rituais, para que possíveis distorções não venham afastar os favores dos santos; finalmente, sobre o que ele denominou de “obras sociais no terreiro”, afirmou que pretende utilizar o espaço para rodas de capoeira, diversos cursos para a comunidade, aulas de Afoxé (músicas e danças do Candomblé) e teatro.

1x1.trans - CORTEJO NO ILÉ AŞÉ DO PAI-GEOVAŅO DE AJAGÙNNỌN

Afinadamente, aproveitamos a ocasião para firmar a realização em próxima edição do vetor literário da AFIN, o “Phylum”, de uma entrevista com Pai Geovano para desenvolvermos estas e outras questões e ele abriu também as portas de seu barracão para este Afinsophiacontinuar com esse trabalho que vimos realizando aqui a respeito da religião do Candomblé.

1x1.trans - CORTEJO NO ILÉ AŞÉ DO PAI-GEOVAŅO DE AJAGÙNNỌN

1 thought on “CORTEJO NO ILÉ AŞÉ DO PAI-GEOVAŅO DE AJAGÙNNỌN

  1. oi pai geovane nao conheço muito o candoble mais e muito bonito seu barracao vc esta de parabens bjs e abraços de uma filha de santo do pai joel ass:fernanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *