PARADA GAY MANAUS: APESAR DA FESTIVIDADE, AINDA NÃO HÁ UM CORPO POLÍTICO

Clique aqui para acessar a PARADA GAY MANAUS 2008.

1x1.trans - PARADA GAY MANAUS: APESAR DA FESTIVIDADE, AINDA NÃO HÁ UM CORPO POLÍTICO

Clique nas foto para ampliá-las

Um arraso a VII PARADA GLBTT MANAUS 2007! “DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA PRA TODOS”. O arco-íris estava lindo. As bichas, todas montadas. Veio gente de tudo o que é lugar do Brasil, dos interiores do Amazonas e de Manô a participação foi maravilhosa, vindo gente de todas as zonas, de todas as idades, para se movimentaram nessa festa de cores e liberação do corpo e da alma. Ao todo devem ter participado quase 200 mil pessoas entre homoeróticos, gays, lésbicas, trans, travestis, heteros, simpatizantes, desvelados, descobrindo-se, encontrando-se, um verdadeiro pansexualismo. O que não vale é ficar enrustido, segurando no pescoço o machismo.

1x1.trans - PARADA GAY MANAUS: APESAR DA FESTIVIDADE, AINDA NÃO HÁ UM CORPO POLÍTICO1x1.trans - PARADA GAY MANAUS: APESAR DA FESTIVIDADE, AINDA NÃO HÁ UM CORPO POLÍTICO
1x1.trans - PARADA GAY MANAUS: APESAR DA FESTIVIDADE, AINDA NÃO HÁ UM CORPO POLÍTICO

1x1.trans - PARADA GAY MANAUS: APESAR DA FESTIVIDADE, AINDA NÃO HÁ UM CORPO POLÍTICOApesar de toda essa borbulhança, diferente de outras Paradas Gays pelo Brasil, houve uma apropriação eleitoreira de certos parlamentares, os quais não têm nenhum entendimento do corpo enquanto potência atuante no mundo, e, mesmo com sua presença física, em suas ações percebe-se que comparecem apenas folcloricamente ou por encontrarem no número de participantes do evento uma caixa de ressonância eleitoreira, como o vereador Braz Silva, o primeiro a discursar sobre o carro de som. Outro destes carros trazia um imenso banner da vereadora Conceição Sampaio e um outro vinha fazendo uma campanha aberta ao vice-governador prefeiturável Omar Aziz. Finalmente, a vereadora Glória Carrate, além de ser posta como madrinha do evento, foi praticamente quem deu início oficial à Parada. É claro que essa atitude aproveitadora dá-se somente porque existe em Manaus a falta de organizações politicamente constituídas no entendimento do homoerotismo como uma luta pela liberdade de minorias oprimidas – não é uma questão de número, mas de posição de discurso – e não um servilismo, em decorrência de aquisições físicas estruturais, aos grupos dominantes. O oportunismo de uns com o servilismo de outros funda uma tirania que dificultará uma tomada de posição político-cidadã independente da opção sexual de quem quer que seja. As organizações GLBTT não podem cair nessa barganha-chantagem desses parlamentares parasitários.
1x1.trans - PARADA GAY MANAUS: APESAR DA FESTIVIDADE, AINDA NÃO HÁ UM CORPO POLÍTICO1x1.trans - PARADA GAY MANAUS: APESAR DA FESTIVIDADE, AINDA NÃO HÁ UM CORPO POLÍTICO1x1.trans - PARADA GAY MANAUS: APESAR DA FESTIVIDADE, AINDA NÃO HÁ UM CORPO POLÍTICO1x1.trans - PARADA GAY MANAUS: APESAR DA FESTIVIDADE, AINDA NÃO HÁ UM CORPO POLÍTICO

Mas, por outro lado, havia também entidades ligadas às questões de liberdade sexual, direitos humanos e estudantis. E foi nessa que as doidas da AFIN se envolveram lá numa conversa com umas amigas da Movimentação Anarquista Organizada, que deram um toque fundamental:

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA HOMOFOBIA? Homofobia é o preconceito contra aqueles que amam pessoas do mesmo sexo. É o preconceito contra pessoas que têm sentimentos, anseios, necessidades e esperanças como qualquer outro ser humano. O que há de errado nisso? Nada! Não devem existir regras para o amor. Ele deve seguir apenas o respeito e a liberdade”.
E assim o som continuou, e as performances cada vez mais belíssimas, esplêndidas até que a madrugada se vá com o sol que, tal qual o arco-íris, também é gay. Aliás, como afirmamos sempre aqui nesse bloguinho intempestivo, o mundo é gay. O movimento GLBTT, portanto, tem de seguir em todos os dias do ano, em todos os cantos do planeta enquanto uma alegria intensiva liberadora da vida em todos os sentidos, em toda sua potência.

1x1.trans - PARADA GAY MANAUS: APESAR DA FESTIVIDADE, AINDA NÃO HÁ UM CORPO POLÍTICO1x1.trans - PARADA GAY MANAUS: APESAR DA FESTIVIDADE, AINDA NÃO HÁ UM CORPO POLÍTICO1x1.trans - PARADA GAY MANAUS: APESAR DA FESTIVIDADE, AINDA NÃO HÁ UM CORPO POLÍTICO1x1.trans - PARADA GAY MANAUS: APESAR DA FESTIVIDADE, AINDA NÃO HÁ UM CORPO POLÍTICO

1x1.trans - PARADA GAY MANAUS: APESAR DA FESTIVIDADE, AINDA NÃO HÁ UM CORPO POLÍTICO

14 thoughts on “PARADA GAY MANAUS: APESAR DA FESTIVIDADE, AINDA NÃO HÁ UM CORPO POLÍTICO

  1. Companheiro Jefferson,
    Acompanhe todos os domingos neste Bloguinho a coluna “O Mundo é Gay!”, com notícias e toque sobre o mundo GBLTT.
    Valeu!

  2. Estamos oferecendo nossos kit´s eróticos p/ toda a classe GLS de
    Manaus,saia da rotina e desfrute de todo prazer posivel…
    SIGILO TOTAL,ENTREGA PONTUAL 24hs,em toda Manaus…..
    CONTATOS:(92)8166-2265 / 8166-2763 E-mail kltprod@hotmail.com
    PS:A KLT PRODUTOS apoi a LIBERALIDADE E A CIMA DE TUDO O MOVIMENTO COMO UM TODO…….
    A DIREÇÃO.

  3. Olá !!
    QUANDO SERÁ REALIZADA A PARADA GAY DE MANAUS NESTE ANO DE 2008 ?
    Sou do Rio de Janeiro/RJ e gostaria de participar …
    Por gentileza quem tiver informações me envie no e-mail/endereço eletronico: pedro.henrique.dmm@hotmail.com
    Quero conhecer esta cidade e aproveitar o evento.
    Beijos;
    Pedro Henrique

  4. Queridíssimo Pedro,
    Ainda não temos confirmadas as datas da Parada Gay Manaus 2008. Mas assim que tivermos alguma definição, você saberá pela coluna “O Mundo é Gay”, deste Bloguinho, que sai aos domingo.
    Abraços intempestivos!

  5. Olá AMIGOS , Gostaria de saber sobre a VIII Parada Gay de 2008 , já existe uma data ,ano passado toquei em um dos trio elétrico de vocês e gostaria muito mesmo de poder tokar novamente este ano , com quem falo? como que eu faço? Por favor não me deixem fora desta super balada animadíssima . Aguardo retorno. Um forte abraço. DJ Ney Araújo ( djneyaraujo@hotmail.com )

  6. Prezados, Boa Tarde!
    Sou aluna do curso de administração na Faculdade Ciesa aqui em Manaus, e estamos fazendo um trabalho sobre a “Violência com Homesexuais”. Gostaria de ter um contato melhor com vocês, saber se existe uma organização ou associação aqui em Manaus, para assim, se possivel, fazermos uma prévia visita a essa organização para que possamos colher alguns dados oficiais.
    Grata por sua atenção,
    Aguardo retorno,
    Deise Marques

  7. Querida Deise,
    A AFIN é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha com a Inteligência Coletiva, e promove o engendramento de linhas intensivas democráticas junto com a população. Neste engendramento, atuamos como corpo-ativo nas enunciações coletivas das chamadas minorias, incluindo aí os homoeróticos. Se a questão é discutir o homoerotismo e a violência a partir de uma outra perspectiva, podemos ajudar.
    O emeio da AFIN é: afinsophiaitin@yahoo.com.br
    No entanto, na questão de fornecer dados estatísticos oficiais, seria o caso de você contactar a AAGLT, a associação amazonense, através de sua presidente, Bruna La Close, ou através da Weydman.
    Os emeios da AAGLT são:
    aaglt@bol.com.br
    weydman@bol.com.br
    Abraços!

  8. apesar de ter sido um grande evento vala relatar que durante toda a noite ouver muitas brigas de galaras que por sinal acorreu dois(02) obitos.foi falha da organizaçõa que não se preocupou com a segurança doa que ali estavam.principalmente por parte da organização….

  9. PARADA GAY 2010 Manaus, um grande evento, e a cada ano vem crescendo, e a falta de segurança tambem. Não so gays, lesbicas e bisexuais vão ao evento, mas tambem simpatizantes, pessoas de familia, que levam ate crianças… Pelo que estou observando não so este ano de 2010, mas anos anteriores tambem houve muitas brigas, galerosos estão se reunindo e indo a parada gay so para tumultuar, causando brigas, e assustando os que vão ao evento para se divertir. E ninguem observou isto, ninguem vai tomar uma providencia em relação a estas pessoas que estão indo as paradas gay de Manaus so para tumultuar… Basta voçes olharem um video que colocaram no you tube,da parada gay manaus 2010, da ate para ver quem são estas pessoas, esses galerosos que vem fazendo isto… Esperamos que ano que vem a diretoria do eventos tome alguma providencia contra isto, ou alguma autoridade olhe o video do qual estou falando e prendam estes maginais… Obrigada pela atenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *